Rio Claro firma protocolo com Ministério da Agricultura e abre caminhos para produtores locais

Por Carol Macedo
imagem do whatsapp de 2025 09 15 à(s) 16.28.02 dc3ce986

RIO CLARO

Os produtores rurais de Rio Claro ganham novas oportunidades para ampliar a atuação de seus produtos em todo o território nacional. A iniciativa foi reforçada nesta segunda-feira, 15, durante reunião na sede da Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária, no Rio de Janeiro.

O prefeito Babton Biondi assinou o protocolo de intenções com o superintendente Agnaldo Pinto da Silva, marcando o início do processo para que a cidade passe a integrar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Também participaram do encontro o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, José Vicente de Almeida, e a deputada federal Daniela do Waguinho.

O SISBI-POA é um programa federal que garante que carnes, laticínios, ovos, pescados e outros produtos de origem animal sigam padrões rigorosos de higiene e qualidade, equivalentes aos do Ministério da Agricultura. “Poder ter acesso ao SISBI-POA traz mais segurança alimentar para a população, fortalece a economia local, permite que nossos produtores vendam em todo o país e garante padronização e capacitação técnica contínua para nossa fiscalização”, afirmou o secretário José Vicente.

Rio Claro já conta com o Selo de Inspeção Municipal, que possibilita aos produtores etiquetar seus produtos seguindo todas as normas e garantias legais. Em breve, será realizado na cidade o Dia de Campo, momento em que representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária irão orientar diretamente os produtores, destacando a identidade do município e mostrando caminhos para expandir a comercialização para outros estados. Entre os produtos locais que se beneficiarão da medida estão queijos, doces e embutidos.

O prefeito Babton Biondi destacou que o protocolo é uma forma de fortalecer o setor produtivo e também impulsionar o turismo rural. “Com a integração ao SISBI-POA, nossos produtores ganham reconhecimento nacional, podem vender seus produtos em todo o país, conquistar novos mercados e fortalecer suas marcas, garantindo mais qualidade e confiança para os consumidores. Além disso, isso favorecerá demais nosso turismo rural porque os visitantes terão acesso a produtos certificados e de alta qualidade, valorizando a produção local e promovendo experiências gastronômicas autênticas em nossa cidade”, afirmou o prefeito.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos