Sebrae capacita empresas para fornecerem ao poder público, em Resende

0

RESENDE

Os empresários de Resende que tenham interesse em se tornar fornecedores do Poder Público poderão participar do curso de capacitação promovido pelo Sebrae Rio e a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, nesta terça-feira, dia 4, na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), no Jardim Tropical.

A atividade acontecerá em dois horários: das 9 horas às 13 horas, com a capacitação dos empresários, e das 14 horas às 16 horas, com uma dinâmica chamada de Rodada de Contatos. Entre os temas abordados pelo curso, que busca oferecer aos empreendedores um conhecimento mais amplo sobre como são feitos os processos de compra no setor público, estão: Direitos e deveres do licitante; Tratamento diferenciado para os pequenos negócios nas compras públicas; Análise de Risco; A licitação na prática; e Portal Rio Oportunidades de Negócios.

Na Rodada de Contatos, que acontece a partir das 14 horas, os técnicos da prefeitura estarão disponíveis para atender os empresários do município, prestando esclarecimentos e dando informações acerca das oportunidades que podem ser aproveitadas por eles. Nesta etapa, os empreendedores serão informados, por exemplo, sobre onde encontrar os editais de licitação, o que é preciso fazer para se cadastrar como fornecedor e como proceder para participar dos processos, entre outros temas.

A capacitação para micro e pequenas empresas visa que elas conheçam os critérios e exigências a fim de se tornarem fornecedores para a Prefeitura e demais órgãos do serviço público, seguindo os critérios da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/2006). Esta Lei prioriza a contratação de microempresas e empresas de pequeno porte sediadas local ou regionalmente. A Lei Geral também prevê a realização de licitações exclusivas para a participação dessas empresas nos itens de contratação, cujo valor seja de até R$ 80 mil reais.

Esta ação faz parte das metas do Programa Cidades Empreendedoras, desenvolvido pelo Sebrae Rio em Resende. “Os empresários vão conhecer as oportunidades, avaliar os riscos e entender o tratamento diferenciado destinado aos pequenos negócios nas compras públicas”, explicou a analista do Sebrae Rio, Clarissa Müller.

De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Diniz, a iniciativa, que também ajuda a fomentar o empreendedorismo na cidade. “Sem dúvida, esta será uma excelente oportunidade para que os empresários do município possam ampliar seu leque de atuação”, salienta.

INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela rede social WhatsApp no contato (24) 99224-3186, informando o nome do interessado e o CNPJ da empresa. A CDL de Resende fica na Avenida Marechal Castelo Branco, nº 355, sala 301, no bairro Jardim Tropical.

Deixe um Comentário