VOLTA REDONDA
A construção da alça do Viaduto Heitor Leite Franco, no bairro Aterrado, avançou mais uma etapa nesta semana. O trabalho atual consiste na conexão da nova estrutura à já existente, ação considerada essencial para garantir a continuidade do tráfego e a funcionalidade da alça.
Segundo a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), para concluir esta fase será necessário finalizar a demolição da lateral do viaduto já existente, possibilitando o encaixe da alça e a colocação das vigas metálicas no vão compreendido entre os pilares P2 e P1. “Após esta etapa, que deve estar concluída em cerca de duas semanas, serão colocadas as vigas metálicas citadas. Em seguida, será executada a laje desse trecho”, explicou Antônio de Pádua Christovam Pereira, engenheiro civil da Secretaria Transporte.

Projeto integra Plano de Mobilidade Urbana e vai melhorar o tráfego no Aterrado – Geraldo Gonçalves/PMVR
A nova alça integra o Plano de Mobilidade Urbana de Volta Redonda e dará acesso à Avenida do Canal (Avenida Mário César Di Biase), reduzindo o fluxo de veículos que atualmente passam pelo centro comercial do Aterrado em direção aos bairros da outra margem do Rio Paraíba do Sul, como Aero, Niterói e Voldac.
Além disso, a obra está conectada a outro projeto: a revitalização da Avenida do Canal, que será o principal acesso à nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul. Essa ligação viária unirá o Aterrado (próximo ao Fórum) ao Aero Clube (próximo ao Kartódromo), criando um trajeto alternativo para quem deseja acessar a Radial Leste ou o bairro Retiro sem passar pelo centro. “Com essa nova frente de trabalho estamos avançando com o Plano de Mobilidade Urbana de Volta Redonda. No último dia 30 de julho foi inaugurado o Viaduto Porfírio José de Almeida, no bairro Voldac, que eliminou o cruzamento da Nossa Senhora do Amparo com a Sávio de Almeida Gama, para o trânsito fluir melhor. Com todas as outras intervenções, Volta Redonda terá uma nova mobilidade urbana, um legado para a população, sendo construído em parceria com o Governo do Estado”, destacou o prefeito Antonio Francisco Neto.