Inscritos no programa ‘Mais Médicos’ têm até próximo dia 10 para se apresentarem nos municípios  

0

PAÍS/SUL FLUMINENSE

Nessa segunda-feira, 7, começou a contar o prazo para que os médicos, com CRM do Brasil, compareçam aos municípios onde irão atuar pelo programa Mais Médicos. Os profissionais que se inscreveram na segunda chamada do edital têm até o dia 10 para se apresentarem nos novos postos. Ao todo, 1.707 profissionais com registro brasileiro escolheram localidades. A etapa contou com 2.549 vagas em 1.197 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

No Sul Fluminense, foram oferecidas 51 vagas, porém apenas Angra dos Reis e Rio Claro participaram da segunda chamada, pois os inscritos não compareceram na primeira. Para essa etapa Angra dos Reis ofereceu cinco vagas remanescentes e Rio Claro ofereceu duas. Dessa vez não puderam participar da seleção os médicos que desistiram do processo anterior.

O programa dá prioridade a médicos brasileiros com registro no Brasil. Caso haja desistência da vaga, o médico selecionado deverá informar a gestão municipal para que a vaga seja disponibilizada novamente.

Para as próximas etapas de seleção, estão disponibilizadas 842 vagas em 287 municípios e 26 DSEI.

Segundo o Ministério da Saúde, a próxima chamada do programa acontece nos dias 23 e 24 de janeiro, para profissionais brasileiros formados no exterior. E nos dias 30 e 31 de janeiro, os médicos estrangeiros terão acesso ao sistema para optarem pelas localidades com vagas em aberto.

MAIS MÉDICOS

O programa criado em 2013, durante o governo de Dilma Rousseff, ampliou à assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. O Mais Médicos conta com 18.240 vagas em mais de quatro mil municípios e 34 DSEIs, levando assistência para cerca de 63 milhões de brasileiros.