SUL FLUMINENSE
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) conta com nova diretoria, empossada nesta semana tendo como presidente o empresário do setor do comércio varejista, Antônio Florência de Queiroz Júnior. Ele é presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico, Eletrônicos e Eletrodomésticos do Rio de Janeiro (Simerj) e é também vice-presidente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja). Antonio Florêncio de Queiroz Júnior foi escolhido por meio de eleição realizada no dia 24 de abril e estará à frente da Fecomércio-RJ no quadriênio 2018-2022.
Segundo Antônio Júnior, o compromisso em sua gestão é com a integridade e as normas visando atingir o desenvolvimento sustentável dos negócios, e “reforçar a capacidade de geração de emprego e renda nos setores produtivos, contribuindo para alavancar a economia do Estado do Rio de Janeiro”. A posse de Antônio Queiróz teve a presença de Luiz Gastão Bittencourt, interventor responsável pela gestão do Sesc-Senac-RJ, além de diretores do Sesc-Senac-RJ, funcionários da Fecomércio-RJ e os membros da nova diretoria da Federação, formada por representantes dos sindicatos filiados.
Bittencourt comentou sobre a eleição de Antônio Queiróz, congratulando o empresário. “Dou os parabéns em nome da Confederação Nacional do Comércio, em nome do presidente Antonio Oliveira Santos, para que essa gestão seja um marco de reerguimento da Fecomércio-RJ”, disse Luiz Gastão Bittencourt frisando a boa relação entre as instituições. Queiróz integra ainda o Conselho de Consumidores da Light, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conoma) e o Comitê Gestor do Programa Compra Rio, do Governo do Estado.
REPRESENTAÇÃO REGIONAL
Antônio Queiróz terá na diretoria representantes de sindicatos patronais fluminenses, defendendo os interesses do comércio de bens, serviços e turismo do Rio de Janeiro. Entre eles, membros do setor de comércio do Sul Fluminense, como Maria Graças Fernandes Marcelino e Luiz Antonio Feris, ambos de Barra Mansa. “Nossa proposta é a de contribuir para os interesses do comércio do estado e também do Sul Fluminense. Na diretoria para Assuntos de Globalização a nossa finalidade é integrar o comércio com tudo o que está acontecendo no mundo nas questões econômicas, sociais, culturais e políticas”, comenta Maria Graças Marcelino, comentando a importância da mulher na diretoria da Fecomércio. “Estou muito orgulhosa, a diretoria conta com outras mulheres, a expectativa é de realizar o melhor. As mulheres estão atuando em todas as frentes”, comenta.
A Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio) é formada por 61 sindicatos patronais fluminenses, representa os interesses de todo o comércio de bens, serviços e turismo do Rio, reúne em torno de 430 mil empresas. Esse total responde por cerca de 60% do PIB e quase 90% dos estabelecimentos do estado, gerando um número próximo a três milhões de empregos formais – equivalente a 81% dos postos de trabalho no estado.