ITATIAIA
Acontece nesta quinta-feira a cerimônia de premiação da 10ª Edição do Prêmio Prefeito Empreendedor no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro. Itatiaia é uma das finalistas para a edição nacional com o projeto Itatiaia caminha com o MEI junto ao desenvolvimento local, na categoria Inclusão Produtiva e apoio ao Microempreendedor Individual (MEI). As demais finalistas são Volta Redonda, Piraí, Vassouras, Porto Real e Resende.
O Prêmio Prefeito Empreendedor foi criado em 2001 pelo Sebrae. É um programa de reconhecimento aos gestores públicos que implantaram projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico, ambiental e social do município.
Duas etapas foram realizadas, sendo que a primeira foi o projeto escrito e a segunda a visita da comissão técnica do Sebrae. Nessa fase todas as informações coletadas foram repassadas para uma súmula e encaminhada para a equipe julgadora do prêmio, incluindo todos os pontos levantados durante a apresentação. “A expectativa para esse prêmio é muito boa. Já passamos duas fases eliminatórias, que foram a análise o projeto escrito e a visita técnica e estamos muito felizes. Esse ano estamos apresentando um projeto inovador que conta com inteligência, atendimento e orientação fiscal, além de compra governamental . Evoluímos muito nesse trabalho e estamos oferecendo serviços de qualidade para os microempreendedores”, disse o Agente de Desenvolvimento, Edson de Souza que também foi um dos autores do projeto.
Neste ano foram 74 municípios inscritos. Na primeira avaliação 54 foram considerados aptos a seguirem na competição e concorrem com 62 projetos. Desses, 37 foram selecionados como finalistas e concorrem com 43 projetos, já que cada município poderia se inscrever em duas das oito categorias.
A edição deste ano reuniu oito categorias, são elas: Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios, Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Pequenos negócios no campo, Inovação e Sustentabilidade,Empreendedorismo nas escolas,Desburocratização e Implementação da Redesimples e Inclusão Produtiva e apoio ao Microempreendedor Individual (MEI).
Os demais finalistas da região e seus respectivos projetos são: Piraí, na categoria Pequenos Negócios no Campo; Porto Real, disputando na categoria Pequenos Negócios no Campo; Resende, em Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI; Vassouras, disputando Pequenos Negócios no Campo; e Volta Redonda, finalista em três categorias – Políticas Públicas para o Desenvolvimento nos Pequenos Negócios, Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI.
A etapa nacional terá início no dia 16 de junho de 2019, com premiação nacional de 18 a 30 de julho.