PORTO REAL
No dia 1º de janeiro, Léo do Circo iniciou seu primeiro mandato como vereador em Porto Real. Eleito pelo PDT em 2024, com 507 votos, Léo tem como principal compromisso a promoção de projetos sociais voltados para crianças e jovens, além de buscar melhorias nas áreas de cultura e qualificação profissional.
O apelido “Léo do Circo” nasceu de sua trajetória em um projeto social que marcou sua vida. Leonardo Odilon Novaes, hoje com 34 anos, participou do programa ‘Sai da Rua Menino e Vem para o Circo’ entre 2000 e 2006, dos 10 aos 16 anos. Mais tarde, tornou-se professor de teatro e, entre 2012 e 2016, atuou como coordenador do projeto. Apesar de o programa estar desativado há quase nove anos, Léo planeja usar sua experiência para pleitear iniciativas que resgatem ações sociais para crianças e adolescentes.
“Essas ações salvam vidas, afastando crianças e jovens da criminalidade. O programa que participei oferecia atividades como teatro, reforço escolar, capoeira e, principalmente, atividades circenses. Graças a ele, as pessoas passaram a me conhecer como Léo do Circo. Na época, com iniciativas como essa, o índice de criminalidade em Porto Real era muito menor. Tenho certeza de que esse projeto transformou e resgatou muitas vidas”, destacou o vereador.
Como parte de seus objetivos no mandato, Léo planeja apresentar indicações e projetos de lei que viabilizem a criação de novos programas sociais para a juventude. Ele também pretende buscar recursos em Brasília e na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), por meio de emendas parlamentares.
Antes de conquistar sua cadeira na câmara, Léo disputou outras duas eleições, ficando na primeira suplência. Agora, com o mandato em mãos, promete trabalhar de forma próxima e transparente. “Meu gabinete está à disposição da população. Quero realizar um mandato nas ruas, ouvindo de perto as demandas e, dentro das possibilidades, fazendo as coisas acontecerem. O mandato é do povo, e assim será conduzido”, concluiu o vereador.