>
241129 univs0001 crtst182 medicina a voz da cidade 970x150

Jari entra com recurso no TJ contra aumentos na tarifa de água

Por Andre
b.cf.29.geral.jari entra com recurso no tj contra aumentos na tarifa de água divulgação
728x90 parque

ESTADO

O deputado estadual Jari Oliveira entrou com recurso no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) para reverter o reajuste na tarifa de água e esgoto autorizado a partir de janeiro de 2025 às três concessionárias – Águas do Rio, Iguá Saneamento e Rio+Saneamento – que prestam o serviço. A ação popular que questiona os cálculos utilizados para a concessão do reajuste tarifário, foi protocolada durante plantão judiciário, na cidade do Rio de Janeiro.

Para os clientes da Águas do Rio, o reajuste será de 9,8% ou 12,7%, dependendo do bairro e da cidade. Para os atendidos pela Iguá, o aumento é de 11,5%, e para os clientes da Rio+Saneamento, de 14,3%.


O deputado reforçou que o reajuste vem justamente quando diversos bairros do Rio de Janeiro e parte da Região Metropolitana está sofrendo com a falta d’água. Recentemente, alguns locais ficaram sem abastecimento por mais de dez dias. “Estamos recorrendo para reverter o aumento na tarifa de água e esgoto. Algumas regiões terão aumento de até 14%. Há um erro grave, pois foi utilizado para cálculo o período inflacionário de 20 meses para autorização do reajuste. Mas o contrato de concessão, em seu artigo 28, diz especificamente que o reajuste deve ser calculado sobre 12 meses”, afirmou Jari, destacando que faltou transparência da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) no processo de autorização do reajuste.

Segundo Jari, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado dos últimos 12 meses é de 4,87%. E, mesmo assim, o reajuste autorizado para as concessionárias podem chegar até 14%. “No bolso do trabalhador e da trabalhadora um aumento tão grande faz muita diferença. E é como eu tenho dito, a água tem faltado na torneira dos moradores, mas a conta chega em dia e com reajuste. A situação é preocupante. Esperamos que o quanto antes a Justiça possa se manifestar sobre esse processo e que reverta esse aumento abusivo”, destacou o parlamentar.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos