RESENDE
O prefeito eleito de Resende, Tande Vieira (PP), confirmou a criação da Secretaria de Segurança no município a partir do próximo ano. Para liderar a nova pasta, Tande anunciou o nome do comissário policial civil, José Vicente. Esta será a segunda secretaria criada no início de 2025, juntamente com a Secretaria de Cultura, que será comandada pelo vereador reeleito, Wilson Nunes Duarte Júnior, o Professor Wilson (PL).
A criação dessas secretarias ainda depende da aprovação do plenário do Legislativo. “No início de 2025, após análise e aprovação da Câmara Municipal, pretendemos criar duas novas secretarias com o intuito de aumentar a autonomia, importância e alcance de algumas áreas, o que foi uma das nossas promessas de campanha”, destacou o prefeito eleito.
Tande explicou que a criação da Secretaria de Segurança foi motivada pela identificação de demandas urgentes na área. “Durante os últimos anos no governo do Diogo Balieiro, identificamos algumas demandas urgentes na área da Segurança e demos início às medidas de enfrentamento, com a ampliação do efetivo da Guarda Municipal, a construção de uma nova central de monitoramento por câmeras, que aumentará o número de câmeras e a implantação do programa Segurança Presente, junto ao Governo do Estado”, ressaltou.
José Vicente é comissário Policial Civil há 27 anos no Estado do Rio de Janeiro. Ele é formado em Direito e Matemática, possui mestrado em Gestão Pública e pós-graduação em Segurança Pública. Vicente já foi chefe de Operação do Departamento de Polícia Técnica do Estado, de diversas delegacias distritais do Rio de Janeiro, do Departamento Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), além de ter sido chefe de Operações do Departamento de área do Sul Fluminense. Atualmente, Vicente é chefe de Gabinete na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) de Tande. “Quero agradecer ao Vicente por aceitar esse desafio, e tenho certeza de que, com sua ajuda e experiência, vamos avançar nessa área e tornar Resende uma cidade cada vez melhor para se morar e viver”, complementou Tande.
Composição do Governo Municipal
Dos 14 secretários, além do procurador e controlador geral do município, doze nomes já foram anunciados. Entre eles estão: Ricardo Graciosa para a Secretaria de Saúde; Thomas Elson Landim para a Secretaria de Obras e Serviços Públicos; Guilherme Motinha para a Secretaria de Administração; Elio Rodrigues para a Secretaria de Governo; Bruno Romar para a Procuradoria Geral do Município; Rosa Frech e Alice Brandão para a Educação; Jacqueline Primo Balieiro para a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos; Marilene Vieira para a Controladoria-Geral do Município; Emerson Pacheco para a Secretaria de Esporte e Lazer e Patrícia Chueri para a Secretaria de Comunicação Social e Eventos. O engenheiro civil Reginaldo Balieiro continuará como secretário de Coordenação Operacional. Roberta Dias de Oliveira, relações públicas, assumirá a Secretaria de Turismo, enquanto o vereador reeleito, Wilson Nunes Duarte Júnior, o professor Wilson (PL), será o titular da nova Secretaria de Cultura, que será criada por Tande.