O vereador Rodrigo Furtado (PTC) teve aprovado pela Câmara de Vereadores de Volta Redonda um requerimento solicitando ao prefeito Samuca Silva (Podemos) o cumprimento da Lei Estadual de nº 7.898. A proposição fixa o piso salarial dos enfermeiros e estabelece jornada de 30 horas semanais trabalhadas, seis horas diárias, para a categoria.
Em resposta ao vereador Rodrigo Furtado, o Executivo estabeleceu o prazo de 90 dias para que as unidades de saúde do município se adaptem à jornada fixada. Estão compreendidos na medida: auxiliares e técnicos de enfermagem, e enfermeiros.
Furtado lembrou que os benefícios são inúmeros e com toda certeza também serão usufruídos pelos pacientes, que terão contato com profissionais menos estafados e desgastados. Lembrou ainda que, investindo nos enfermeiros também está promovendo alterações na qualidade do serviço prestado à comunidade. Disse ainda que essa luta é antiga e saber que o município está disposto a se readequar é um ótimo sinal. “Tenho certeza que esta é uma grande conquista para a categoria”, declarou o parlamentar.
Segundo o vereador, ele irá acompanhar de perto as readequações, completando que seu objetivo é colaborar para a valorização e reconhecimento dos profissionais. “A redução da carga horária irá proporcionar ganho de qualidade de vida dos enfermeiros, culminando no aumento da produtividade e redução de falhas, além de promover melhorias no atendimento à população”, destacou.