>
241129 univs0001 crtst182 medicina a voz da cidade 970x150

Novos integrantes de grupos da Assistência Social de Volta Redonda viajam para Campos do Jordão

Viagens estão beneficiando cerca de dez mil participantes dos programas para a Melhor Idade realizados pela prefeitura

Por Tânia Cruz
novos integrantes de grupos da assistência social de volta redonda viajam para campos do jordão geraldo gonçalves secom
bnr am aniv barra mansa 970x150

VOLTA REDONDA
Um grupo composto por 174 participantes dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Retiro, em Volta Redonda, começou esta quinta-feira, dia 7, de forma diferente. Desde cedinho acordaram, tomaram seu café e vieram para a Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado, de onde partiram para Campos do Jordão, no interior de São Paulo.
As viagens começaram em 30 de abril e terminam em 16 de dezembro, beneficiando cerca de dez mil participantes dos programas para a Melhor Idade desenvolvidos pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio das secretarias municipais de Esporte e Lazer (Smel) e de Assistência Social (Smas). O projeto foi retomado pela prefeitura em 2022, beneficiando idosos em viagens ao município de Teresópolis, na Região Serrana Fluminense, e em 2023 para a cidade de Caxambu, em Minas Gerais.
DIREITO À QUALIDADE DE VIDA
A secretária Municipal de Assistência Social, Rosane Marques, ressaltou que todos têm direito à qualidade de vida, e é uma parte importante do trabalho realizado pela Smas criar oportunidades para desenvolver e garantir esse direito à chamada melhor idade. “Com os grupos de convivência, esse morador cria uma conexão maior com o próprio bairro e tem aquele grupo como um compromisso, que beneficia sua autoestima. Ele se torna realmente parte daquela comunidade. Para quem tem presença assídua, a viagem é uma atividade muito esperada e que dá a possibilidade de conhecer novos locais junto a esse grupo de amigos, que é tão presente na convivência diária”, explicou a secretária.
Segundo a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Patrícia Pereira, os trabalhos têm como objetivo principal promover a qualidade de vida dessa faixa etária, oferecendo oportunidades de socialização, bem-estar e participação ativa na sociedade. “Ao proporcionar atividades como viagens e passeios, o SCFV contribui para a valorização da experiência e o fortalecimento de vínculos afetivos e sociais. Essas ações não apenas ajudam os idosos a manterem-se fisicamente ativos, mas também favorecem o seu desenvolvimento social e emocional, diminuindo o risco de solidão e de isolamento. Ao terem acesso a novos lugares e experiências, os idosos podem expandir seus horizontes, fazer novas amizades e criar memórias positivas, o que é fundamental para a sua saúde mental e qualidade de vida”, ressaltou a coordenadora.
ORIUNDOS DE DIVERSOS BAIRROS

novos integrantes de grupos da assistência social de volta redonda viajam para campos do jordão geraldo gonçalves secom1

Os participantes dos grupos de convivência durante a partida para Campos do Jordão, no interior de São Paulo – Geraldo Gonçalves/Secom

Os participantes são oriundos de diversos bairros e são atendidos por meio dos Centros de Referência de Assistência Social e Centros de Convivência. Atualmente, Volta Redonda conta com 70 grupos, totalizando cerca de 4.500 pessoas.
Dona Silvânia Dutra, 64 anos, moradora do bairro Vila Brasília, ganhou a viagem de presente, junto com a aposentadoria. “Aposentei recentemente e já estou aproveitando. Minha expectativa é de que a viagem seja tranquila e que possamos aproveitar muito os atrativos da cidade. Aliás, aproveito todas em que eu vou. Essa é a quarta vez que viajo com o meu grupo. É só alegria”, disse, empolgada, a aposentada.


Além de conhecer Campos do Jordão, a Melhor Idade contará com todas as comodidades do Hotel Estoril, onde fica hospedada. Os idosos serão recebidos com almoço e, com a tarde livre, para realizar passeios a pé pela cidade e desfrutar das maravilhas de Campos de Jordão e de Capivari, com sua arquitetura de inspiração alemã, que dá um toque alpino à cidade, com florestas de pinheiros que oferecem uma refrescante alternativa ao calor.
Capivari é o centro turístico de Campos do Jordão, onde estão várias lojas, cafeterias, chocolaterias e a famosa cervejaria artesanal Baden Baden, além do Boulevard Geneve, uma viela coberta por guarda-chuvas e luzinhas. É um lugar bem centralizado, ótimo para um passeio ao ar livre.
Para encerrar o dia, a melhor idade vai participar de um bingo seguido de chá da tarde, e um baile com música ao vivo com buffet de autosserviço.

 

 

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos