PIRAÍ/BRASÍLIA
O site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ratificou, nesta terça-feira, dia 8, a vitória de Luiz Fernando de Souza, O Pezão (MDB-RJ), de 69 anos, na disputa da prefeitura. Até segunda-feira, dia 7, a candidatura dele aparecia “sob judice” no portal oficial do TSE que mostrava os resultados das votações ocorridas no pleito de domingo, dia 6.
Pezão recebeu 58,58% dos votos válidos, derrotando o adversário Arthur Tutuca, que obteve 41,42%.
A candidatura de Pezão foi barrada em primeira instância devido a uma condenação de 2022, que suspendeu seus direitos políticos por cinco anos por má administração. No entanto, uma decisão liminar do STF suspendeu essa condenação recentemente e, no dia 4, o TRE-RJ decidiu que a impugnação da candidatura não tinha fundamento.
Apesar da vitória judicial, Pezão ainda era considerado inelegível devido a uma condenação por má administração relacionada aos anos de 2014 e 2015, o que fez a Justiça Eleitoral indeferir sua candidatura.
Manifestação do prefeito eleito
Em suas redes sociais, Pezão reafirmou que sempre confiou na Justiça. Ele aproveitou para agradecer os mais de 10 mil votos recebidos do domingo.
“Eu sempre disse a todos vocês que confiava na Justiça!
Hoje o TSE normalizou a situação dos votos dados a mim e ao Sena.
Os 10.714 eleitores de Piraí que confiaram nas propostas e na nossa palavra podem ficar tranquilos, no dia 1º de janeiro assumimos a prefeitura.
Mas já começamos a trabalhar por Piraí!
Mais uma vez, muito obrigado!”