Câmara homenageia metalúrgicos que lutaram na greve da CSN em 1988

0

VOLTA REDONDA

A Câmara Municipal de Volta Redonda realizou na noite de quinta-feira, dia 14, a Sessão Solene comemorativa ao 9 de Novembro, data marcada pela invasão do exército e da Polícia Militar tentando retomar a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), durante a maior greve da empresa em 1988. A autoria do Projeto de Resolução para concessão da Medalha é do vereador Carlinhos Sant´anna.  Foram agraciados por nove vereadores, 11 metalúrgicos que se destacaram na luta por melhores condições de trabalho. Na greve, três operários morreram: William, Walmir e Barroso.

A vereadora Rosana Bergone entregou a Medalha a Tarcísio Xavier Pereira, metalúrgico por 15 anos na CSN. Ele ingressou na Companhia em 1980 e atuou na campanha de Juarez Antunes para a presidência do Sindicato dos Metalúrgicos. Esteve na organização da greve de 1988, que reuniu tanto o sindicato quanto a oposição. “Agradeço a vereadora pela lembrança ao meu nome. Estou muito honrado, pois a medalha é o reconhecimento da nossa luta na greve de 1988. Com este ato, a categoria conquistou o turno de seis horas e todas as reivindicações foram atendidas pela empresa”, explicou Tarcísio, que se desligou da Siderúrgica em 1994.

“Fiz a escolha por alguém que deu a sua contribuição em defesa do trabalhador.  O Tarcísio foi um grande personagem desse período histórico de Volta Redonda.   Deixo o meu abraço também aos demais homenageados que lutaram para garantir condições melhores de trabalho dos operários da CSN”, justificou a vereadora Bergone.

Também foram homenageados: Décio Luna (Vair Duré); Luiz de Oliveira Rodrigues (Granato), Joaquim Valdevino Nunes de Oliveira e João Nery Campanário (Carlinhos Santanna); Mario da Silva Nascimento e Mauro Lúcio Corrêa (Isaac); Luiz Rogério de Freitas (Pastor Washington); Adelmo Ribeiro Furtado (Paulinho Raio-X); Gilson Diniz (Jari Simão); Anacleto Pereira de Azevedo (Rodrigo Furtado).

Próxima Sessão

No dia 19, terça-feira, haverá a Sessão Solene em homenagem à Proclamação da República com a concessão de Títulos de Cidadania Volta-redondense a 31 pessoas indicadas pelos vereadores.  A sessão, aberta ao público, começa às 19h30min. A Câmara de Volta Redonda fica na Avenida Lucas Evangelista, nº 511 – Aterrado.

error: Conteúdo protegido !