RESENDE/SÃO PAULO
O atleta olímpico Matheus Gonche participa, a partir de 19 de junho, pela primeira vez dos BRICS Sports Games, evento multiesportivo anual organizado pelos países do BRICS. O evento será realizado entre os dias 11 e 23 de junho, na cidade de Kazan, na Rússia. Esta será a 7ª edição dos jogos, e Gonche, natural da cidade de Resende, e nadador do Sesi-SP vai competir nos dias 19, 20 e 21 de junho.
O Brasil será representado por 112 atletas em 15 modalidades, por meio de termo de colaboração celebrado entre o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).
O principal objetivo dos jogos é fortalecer os laços esportivos amistosos entre os países com base nos princípios de igualdade, não discriminação e igualdade de acesso dos atletas às competições.
Matheus disse que está bastante focado na preparação para a competição. “Sempre espero nadar bem. É uma competição nova, então estou entrando sem saber o que esperar, mas estou retomando os treinamentos após a seletiva olímpica, e estou focado em uma boa preparação. Representar o Brasil é sempre uma grande honra e estou contente e preparado para esse novo desafio”, comentou Matheus.
Ainda na ocasião, o resendense ainda falou sobre seu principal objetivo do ano. “Meu principal objetivo neste ano é me classificar para o Mundial de Piscina Curta, que será realizado em dezembro em Budapeste, na Hungria. Os Jogos BRICS vão contribuir muito com a minha preparação e servirá como nova experiência”, avaliou Gonche.
Durante 12 dias, cerca de cinco mil atletas competirão em 27 modalidades esportivas em Kazan. Além dos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), está previsto o convite para atletas de outros países para participarem da competição.
Na natação, foram chamados 18 nadadores, nove de cada sexo, com base nos resultados avaliados do ranking nacional de 2023 e 2024. No masculino: Brandonn Almeida, João Luiz Gomes Jr, Leonardo Santos, Matheus Gonche, Stephan Steverink, Thiago Ruffini, Victor Alcará, Vinicius Assunção e Vitor Ballan Sega e no feminino: Alexia Assunção, Beatriz Bezerra, Giovanna Diamante, Giulia Carvalho, Julia Karla Góes, Lorrane Ferreira, Maria Luiza Pessanha, Nathalia Almeida e Thaiana Amaral.
Os treinadores convocados foram Carlos Eduardo Ramos Camargo, Fernando Vanzella e Tiago Moreno da Silva.