>

Atletas que treinam em Barra Mansa se consagram campeões em Campeonato Brasileiro de Karatê

Por Carol Macedo

BARRA MANSA

Três atletas que treinam em um estúdio de lutas marciais, em Barra Mansa, se consagraram campeões e lavaram o primeiro lugar no XXIV Campeonato Brasileiro de Karatê Shotokan JKA, realizado entre os dias 1º e 2 de junho, em Brasília.

O evento é uma seletiva para o mundial Funakoshi Gichin Cup 16th Karate World, que vai acontecer no Japão, em outubro. Dos 12 atletas que saíram do município, para a disputa, cinco foram convocados para o mundial: os irmãos Rodrigo Dalavia, de nove anos e Rafael Dalavia, de 12 levaram o prêmio de 1º lugar; o atleta Pedro Guilherme Carvalho de Oliveira, de 12 anos, o 3º e a adolescente Alessandra da Silva Moreira, que disputou na categoria 16/18 anos, também ficou com o 1º lugar no pódio. Todos disputaram na modalidade Kumite (luta). Rodrigo também ficou em 3º lugar na modalidade Kata (forma). A atleta Vanessa Duque, de 52 anos, conquistou o 2º lugar também na modalidade Kumite e na Kata.

De acordo com o proprietário da academia, Walace Rodrigues de Freitas, que também é professor de karatê do local, há mais de dez anos Barra Mansa tem levado seus alunos para seleção brasileira e esse foi o terceiro mundial seguido com representações.

“Para mim, como professor, a importância dessas conquistas é que elas representam uma realização de que os estudos e a aplicação deles está no caminho certo. É como você pegar vários ingredientes diferentes e, no fim, ter a satisfação dos alunos e o reconhecimento dentro do esporte que escolhemos”, comentou o professor, ao acrescentar que os alunos vencedores treinam sempre que podem, e em todo lugar, além de terem total apoio da família para essa rotina.

Conforme avalia o professor, em um mundo moderno e com suas consequências, muito mais do que os títulos, a importância das artes marciais, para crianças e adolescentes, é o grande benefício físico e mental que os esportes proporcionam. “Crianças que praticam, principalmente artes marciais, tendem a ter melhor maturidade emocional, equilíbrio e condenação motora. Melhoram a socialização, disciplina, respeito e valores morais. Por isso, a importância da conscientização dos pais para que eles entendam que somos uma ferramenta na educação e na formação de cidadãos”, comentou o professor.

Sobre a academia

Em funcionamento há seIs anos, e hoje com cerca de 200 alunos divididos em oito modalidades, o estúdio de artes marciais, conforme recorda Wallace, surgiu através da proposta de um aluno que via as dificuldades que eram encontradas em academias convencionais, para praticar artes marciais.  “Esse aluno apontou a questão da falta de limpeza, som alto, entre outros problemas e me propôs abrir um espaço que fosse voltado apenas para o karatê. Foi quando transformei essa ideia no primeiro estúdio de lutas de Barra Mansa com modalidades de Muay-thai adulto e infantil, karatê adulto e infantil, jiu-jitsu adulto e infantil, krav magá, boxe e taekwondo”, disse o professor, ao acrescentar que existe a predominância entre alunos adolescentes e adultos.

 

Centralizar Anúncio

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos