RESENDE
O secretário de Saúde do município, Jayme Neto, anunciou nesta quarta-feira, dia 5, que o Hospital de Olhos de Resende, que completou dois meses de inauguração na terça-feira, dia 4, já atendeu quase sete mil pessoas.
De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde entre 4 de abril e 4 de junho, foram realizados 6.878 atendimentos, incluindo consultas, revisões, cirurgias, acompanhamentos, injeções e exames.
A unidade hospitalar, equipada para oferecer atendimentos de baixa, média e alta complexidade, é o segundo público especializado em serviços oftalmológicos no estado do Rio de Janeiro, com o primeiro construído em Duque de Caxias. Em abril, foram entregues dois consultórios, banheiros, salas de exames, de exercícios ortópticos e de campo visual, com capacidade para atender diariamente 100 consultas gerais e outras 100 setorizadas.
As obras continuam na unidade, com a construção do centro cirúrgico, que permitirá dobrar a capacidade de atendimentos oftalmológicos, com potencial para realizar, em média, 400 cirurgias de catarata por mês, além de cirurgias de glaucoma, pterígio e retina. “Estamos comprometidos em melhorar a capacidade de atendimento e a qualidade dos serviços prestados aos pacientes do Sistema Único de Saúde da região Sul Fluminense. Com um hospital especializado em oftalmologia, os moradores têm mais segurança, conforto e não há mais a necessidade de viagens em condições pós-operatórias”, disse o secretário de Saúde Jayme Neto.
DADOS DE OFTALMOLOGIA
Segundo o prefeito Diogo Balieiro Diniz, desde o início de sua gestão, Resende tem investido significativamente em serviços oftalmológicos, destacando a implementação do Instituto dos Olhos na Santa Casa. Novos procedimentos foram introduzidos, como a injeção intravítrea, essencial para o tratamento de doenças da retina, como a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), a Retinopatia Diabética e a oclusão de veias da Retina.
Além disso, desde o ano passado, o município, Resende ampliou a oferta de procedimentos oftalmológicos, incluindo tomografia de coerência óptica, ultrassonografia de globo ocular, consultas de glaucoma, além de cirurgias de catarata e de retina. Entre setembro de 2023 e março de 2024, os atendimentos em oftalmologia no Instituto dos Olhos somam 16.205. “Os investimentos contínuos na saúde são fundamentais para garantir que nossa população tenha acesso aos melhores tratamentos e cuidados. O Hospital de Olhos se tornou possível graças à parceria consolidada que Resende tem com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, que envia verba anual para a manutenção da unidade. Estamos construindo uma Resende com raízes fortes para que a gente continue sendo uma cidade referência em saúde em escala nacional”, destacou o chefe do Executivo.