Aldeia indígena de Angra dos Reis registra 30 casos de Covid-19

0

ANGRA DOS REIS

A Prefeitura de Angra dos Reis informou na noite da última quarta-feira, dia 24, que a Aldeia Sapukai registrou até o momento 30 casos de Covid-19. O caso mais grave é o do cacique Domingos Venite, de 69 anos, que está respirando com ajuda de aparelhos no CTI do centro de referência, na Santa Casa.

Segundo a prefeitura, devido a cultura, o cacique resistiu ao tratamento indicado pela Secretaria de Saúde, pois estava aguardando o término do ritual de pajelança. Ele apresentou os primeiros sintomas no dia 14 de junho e na terça-feira, dia 23, Domingos começou a apresentar falta de ar e foi internado imediatamente.

A Aldeia Sapukai, que está localizada a aproximadamente 6 quilômetros da BR-101 (Rodovia Rio-Santos), na região de Bracuí, possui atualmente cerca de 500 índios da tribo guarani. A comunidade vive em uma área montanhosa cercada por Mata Atlântica.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a Secretaria de Saúde está realizando um trabalho contínuo de prevenção ao vírus na aldeia, com estratégias específicas diante da sua realidade cultural. “Há doação de máscaras e orientações para que a população permaneça na aldeia. Além disso, os pacientes com síndrome gripal são tratados profilaticamente, com os testes para Covid agendados para o 10º dia, e os doentes crônicos recebem atenção especial. As equipes de saúde visitam as famílias constantemente, dando todo o suporte para a população indígena”, destacou a nota.

Casos da covid-19

Na região Angra dos Reis é o município com mais casos de Covid-19. Até no dia 24, a cidade tinha 2.157 casos confirmados de coronavírus, sendo que 1.526 pessoas podem ser consideradas curadas por passarem dos 14 dias de recuperação e não apresentarem sintomas. Ou seja, são 631 pessoas com o vírus ativo. Há ainda 76 mortes confirmadas pela doença e outros 11 óbitos ainda são investigados.

Deixe um Comentário