SUL FLUMINENSE
O Sindicato Patronal dos meios de hospedagem do município do Rio de Janeiro (HotéisRIO) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH RJ) divulgaram nesta terça-feira, 31, uma pesquisa com índices positivos de ocupação hoteleira para o feriado de Finados, em algumas cidades da região. Angra dos Reis, com estimativa de 82,80% e ´ Paraty, com 80,60%, saíram na frente como cidades que mais serão visitadas por turistas nos próximos dias.
Também no interior do Estado, segundo a ABIH RJ, a média de ocupação será positiva em Valença/Conservatória (77,50%), Vassouras (77,80%), e Itatiaia/Penedo (60,50%).
De acordo com o presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis, (TurisAngra), Marc Olichon, até a véspera do feriado de Finados a taxa de ocupação já estava em 80%., no entanto, por ser um recesso prolongado, esse número pode aumentar de acordo com as condições climáticas. Na análise do presidente, os números positivos de ocupação nos hotéis e pousadas refletem a forma como a cidade está se preparando para receber os turistas.
“Além disso, também conta o fato da divulgação de que Angra dos Reis tem se tornado um dos principais destinos turísticos do Brasil e reconhecido também no exterior, atraindo cada vez mais turistas estrangeiros para a cidade. O setor hoteleiro, turismo náutico e o setor gastronômico são os mais beneficiados em dias de feriados com grande movimentação de turistas”, ressaltou Olichon.
Segundo ele, para o fim de ano a expectativa do setor é a melhor possível e, embora o levantamento ainda esteja sendo finalizado, alguns hotéis e pousadas já estão com 100% de ocupação. Para melhor receber esses turistas, o presidente adiantou que a prefeitura de Angra dos Reis tem, entre outras ações, realizado constantemente oficinas de capacitação para os profissionais e empresários da área.
“Um trabalho de fiscalização, ordenamento e orientação aos turistas também é feito nas praias, ilhas e nos principais cais da cidade para um turismo legalizado, sem infringir as regras municipais e principalmente focando na preservação ambiental”, acrescentou.
Proprietária de um dos hotéis pioneiros de Penedo, fundado em 1975, a empresária Adriana Nunes Santa Rita, confirma a projeção da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro. Segundo ela, para esse feriado de Finados, a ocupação no hotel foi de cerca de 60%. “Apesar de ser um pouco mais fraco, porque no dia de Finados muitas pessoas gostam de visitar o túmulo de seus familiares, esse feriado está abrindo a melhor temporada da rede hoteleira. A nossa expectativa é de nos próximos feriados de novembro, nos dias 15 e 20, a ocupação chegue a 90% e, para o fim de ano, principalmente no Réveillon, chegue a 100%”, destaca Adriana, ao ressaltar que grande parte dos turistas que visitam Penedo são do Rio de Janeiro.