BARRA MANSA
Após mais de 70 anos de espera, Barra Mansa começa a ver os frutos de uma grande obra que irá requalificar toda parte central da cidade, dando uma nova mobilidade urbana e garantindo mais fluidez no trânsito. A terceira e última etapa das obras de readequação ferroviária, o Pátio de Manobras, realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e com o investimento de mais de R$ 44 milhões, já está em execução. Uma das grandes obras que o projeto contempla nessa fase é a abertura de duas avenidas que somam 6,5 quilômetros de extensão, uma delas está prevista para ser entregue até o início de 2024.
As obras para readequação ferroviária foram iniciadas pelo governo federal em 2010, porém, após quatro anos precisaram ser paralisadas e só retornaram seis anos depois, em 2020. “Essa obra é esperada há muitos anos. Agora já estamos na terceira e última fase, que além da construção das avenidas, contempla a conclusão do viaduto na altura da Saint-Gobain, a finalização de toda parte de arruamento, com a recuperação da pavimentação, entrega dos novos estacionamentos e calçadas com acessibilidade para mobilidade urbana, e ainda os serviços que serão realizados de paisagismo, sinalização e iluminação”, disse o secretário de Planejamento Urbano de Barra Mansa, Eros dos Santos.
EM ANDAMENTO
Apesar da previsão de que todo o projeto seja entregue até dezembro de 2024, a construção de uma das avenidas pode ser concluída antes desse prazo. As obras para essa nova via, que começará na Praça da Liberdade e passará atrás da antiga estação, seguindo até o viaduto da prefeitura e terminando um pouco antes do Parque da Cidade, já estão em andamento, com serviços de drenagem, pavimentação da calha ferroviária e urbanização dos trechos onde houve remodelação. A previsão é que ela seja concluída no início de 2024, mas pode ficar pronta antes.
APÓS QUASE DEZ ANOS DE ESPERA
Outra obra que será finalizada antes do previsto é a tão esperada conclusão do viaduto que fica próximo à Saint-Gobain e que foi construído há quase dez anos. “Agora com a licitação de R$ 44 milhões, foi possível revisar o projeto do viaduto, fazer uma vistoria técnica no local e identificar as necessidades de manutenções, para assim dar início a essas obras. Como a base, que fica atrás do fórum, já está feita, as equipes estão realizando a reforma da alça de subida do viaduto para em seguida será finalizada a alça de descida”, ressaltou, acrescentando que a expectativa é que essa obra fique pronta até o 1º semestre de 2024.
NASCERÁ OUTRA AVENIDA
Eros esclarece que com essa obra finalizada, o próximo passo é dar início a avenida que começará na altura do viaduto, seguirá pela Eduardo Junqueira, passando em frente à Alameda Glasiú – no Parque Centenário – e da prefeitura, fazendo um ‘S’ nos galpões, seguindo pelo Parque da Cidade e terminando próximo ao mercado ‘Bem Comer’, em Saudade. “O início da construção dessa avenida depende da conclusão do viaduto e também de uma obra da VLI, que refere-se ao puxamento da linha ferroviária para o eixo central ao lado da MRS, mas isso já está programado para acontecer”, disse, ressaltando que, mesmo antes da avenida ser concluída e da obra da VLI, os motoristas já poderão usar o viaduto.