Alunos que participarão do Parlamento Juvenil são eleitos

Por Carol Macedo

ESTADO/SUL FLUMINENSE

Já saiu o resultado dos eleitos para o projeto Parlamento Juvenil, edição 2023. O primeiro turno aconteceu no mês de julho e o segundo neste mês. Foram eleitos representantes de 92 cidades do Estado, totalizando 162 eleitos, sendo 96 titulares e 66 suplentes. A próxima etapa é a capacitação presencial, de 29 de agosto a 26 de setembro.

Na região os eleitos foram: Maria Júlia da Silva Leonardo (Angra dos Reis); Lara Alves Ribeiro (Barra Mansa); Mateus Lemes Cunha Delfino (Itatiaia); Ketleen da Silva Rocha (Mangaratiba); Ana clara Costa Pereira (Paraty); João Vitor Lemos da Silva (Pinheiral); Graziela de Andrade Rodrigues (Piraí); Dara Evelyn da Silva (Porto Real); Arthur Pires de Carvalho (Quatis); Ana Beatriz Maciel Techeira (Resende); Breno Dutra de Moraes Andrade (Rio Claro); Gustavo Willian Chaves Teodoro de Souza (Volta Redonda); Pérola Victória da Silva Paula Rocha (Barra do Piraí); Maria Luiza Rodrigues Teixeira (Engenheiro Paulo de Frontin); Kauany Mendes Viana (Mendes); Hiago Maso Soares (Miguel Pereira); João Marcos dos Santos e Camilly Victória Beltrami (Paracambi) Ellena Costinhas (Paraíba do Sul); Maria Elisa Leite (Paty do Alferes); João Gabriel Mesquita (rio das Flores); Dianne Pinto Fontes (Valença); Lívia da Solva Batista (Vassouras); e João Pedro Miguel (Japeri).

A representante de Barra Mansa, Lara Alves Ribeiro, tem 16 anos e é aluna do 2º ano do Ciep 493. Ela disse ao A VOZ DA CIDADE que está orgulhosa de sua escola ter dado voz a ela e ao seu projeto. Lara apresentará um projeto de lei voltado para educação sexual para os alunos e uma capacitação para que profissionais da educação saibam como agir quando houver algum problema na escola. “Já vi problemas acontecendo e dúvidas de estudantes. Muitas vezes o colega não sabe como denunciar o que acontece dentro de casa ou em outro lugar, por vergonha ou intimidação”, disse.

Lara é filha da vereadora Fernanda Carreiro e questionada se pretende seguir carreira política disse que deseja ajudar na política dentro de movimentos sociais. “Essa para mim é a principal forma de fazer política”, aponta a jovem.

O PROJETO

O Projeto Parlamento Juvenil foi instalado em 2003 e revisado em 2015. É uma iniciativa da Alerj em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e envolve as escolas estaduais de todos os municípios do Rio de Janeiro. Seu objetivo é possibilitar aos jovens do 1º e 2º ano do Ensino Médio, o exercício da atividade política, a cidadania, bem como a compreensão e a vivência do processo legislativo, dando-lhes protagonismo. O projeto simula os moldes do parlamento convencional, onde é escolhida a Mesa Diretora e acontecem votações em plenário. Durante uma semana os estudantes eleitos discutem e aprimoram projetos de lei de sua própria autoria que podem virar leis para todo o Estado. A semana parlamentar será de 26 de novembro a 2 de dezembro.

A estudante de Barra Mansa, Lara Ribeiro, já tem seu projeto de lei definido – Foto: Divulgação

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos