VOLTA REDONDA
Com o objetivo de aproximar os serviços oferecidos pela assistência social de Volta Redonda, a prefeitura, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) , vem realizando uma série de encontros com adolescentes, jovens e familiares em cumprimento de medida socioeducativa.
De acordo com a coordenadora do Creas, Ana Carolina Coelho, a iniciativa serve para promover espaço de diálogo e ofertar orientações. “Tais espaços são indispensáveis para estabelecer vínculos dos adolescentes, jovens e famílias com o serviço, e oportunizar acompanhamento familiar que de fato proporcione a elaboração de novos projetos de vida”.
O primeiro encontro ocorreu no Centro de Recursos Integrados a Atendimento a Adolescentes (Criaad) de Volta Redonda, com adolescentes que cumprem medida socioeducativa na modalidade de semiliberdade.
MAIS DOIS ENCONTROS
Nessa semana foram realizados mais dois encontros, sendo um no Centro de Socioeducação Irmã Asunción de la Gándara Ustara (Cense) Volta Redonda, com adolescentes que cumprem medida socioeducativa na modalidade de internação e o outro no auditório da secretaria Ação Comunitária, destinado aos responsáveis de adolescentes que cumprem medida socioeducativa em meio aberto.
Entre os principais assuntos discutidos nos encontros estão: esclarecimento sobre as modalidades de medida socioeducativa e rede de atendimento; os riscos do uso abusivo de substâncias e serviços do Creas.
A secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, destacou a importância de realizar essas interações. “Parcerias como essa, firmada entre a prefeitura e essas unidades socioeducativas, são muito importantes para o trabalho de integração desses jovens em conflito com a lei. Nosso objetivo é de cuidar de toda a juventude de Volta Redonda, dando estímulo e mostrando que eles são capazes de se reintegrarem à sociedade, ficando longe da criminalidade”, destacou.