VOLTA REDONDA
A Prefeitura de Volta Redonda informou neste sábado, dia 12, que, em alusão ao Dia Nacional de Luta pelos Direitos da População em Situação de Rua (19/8), a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) realizará entre os dias 14 e 18, a Semana de Luta da População em Situação de Rua, com o tema “Direitos, resgate da cidadania e assistência social: a luta da população em situação de rua”.
Segundo a administração municipal, “o evento é voltado para os usuários em situação de rua, profissionais da rede de assistência do município e a sociedade civil. Os objetivos são ressaltar e divulgar os serviços disponibilizados em Volta Redonda, voltados para a assistência social, para a população em situação de rua”.
De acordo com a secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, discutir as problemáticas, e pensar propostas coletivas de atuação para a população em situação de rua, é de suma importância para os usuários e profissionais que trabalham com esse público-alvo. “A Prefeitura de Volta Redonda construiu uma série de ações para esse segmento, buscando perspectivas de melhorias da qualidade de vida, da dignidade e de novos projetos de vida para essas pessoas, que visem a superação da vivência de rua”, ressaltou Carla.
A atividade tem o objetivo de reunir a população em situação de rua e demais interessados em conversar sobre a rede de proteção dessa população, além de promover um espaço de convivência, de promoção de saúde e de acesso à cultura para esse público.
Estão programadas uma roda de conversa; sessão de cinema; participação dos usuários no fórum do município de Resende; encontro dos usuários que já acessaram os serviços disponibilizados pela prefeitura; e atividades culturais.
O dia 19 de agosto
De acordo com a assistente social Joveline Batista Tomaz, a data de 19 de agosto é marcada como o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, mas, ao longo de todo o ano, são desenvolvidas ações e estratégias de cuidado dessa população mais vulnerável. “A data é em memória ao acontecimento conhecido como massacre da Sé, em 2004, no qual sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, na capital paulista. Tal fato desencadeou o início da mobilização de grupos da população em situação de rua para construir o Movimento Nacional da População de Rua, em uma contínua luta pela garantia de direitos. Em Volta Redonda realizamos um trabalho permanente e diário para acolher, orientar e encaminhar para o serviço que for necessário”, afirma Joveline.
Programação
Dia 14 – Roda de Conversa no Abrigo Seu Nadim, às 14h, com o tema: Dia 19 de Agosto – A Luta da População em Situação de Rua;
Dia 15 – Cine seu Nadim, no Gacemss, às 14h, evento para os usuários do serviço;
Dia 16 – Participação dos usuários no fórum do município de Resende, onde será abordado o tema: Redução de Danos;
Dia 17 – “Falas de Superação”, às 14h, no auditório da Smac, com a presença dos usuários que acessaram os serviços da secretaria e que saíram da situação de rua;
Dia 18 – Encerramento da programação com atividades culturais no Memorial Zumbi dos Palmares, Vila Santa Cecília.