RESENDE
A Câmara Municipal vai promover uma audiência pública nesta quinta-feira, dia 10, para debater o uso do canabidiol no tratamento de pessoas com deficiência, transtornos, síndromes e outras doenças. O debate, que será transmitido nas redes sociais do Legislativo, foi proposto pelo vereador Tiago Foratieri (PP) e acontece às 18 horas, no Plenário do Legislativo, localizado na Praça Oliveira Botelho, no Centro Histórico da cidade.
Dentre os convidados para fazer parte da mesa de trabalhos estão: Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Administração Pública, Superintendência da Pessoa com Deficiência e Defensoria Pública.
Segundo o vereador Tiago, que é membro da Comissão Permanente de Defesa das Pessoas com Deficiência, do Idoso e das Políticas Públicas da Mulher, a audiência pública que tem o tema “Cannabis Medicinal: Avanços, Desafios e Perspectivas na Saúde Pública” terá como foco o tratamento de pessoas com deficiência e o fornecimento gratuito de medicamentos à base da substância pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Para Forastieri, questões culturais e a falta de conhecimento sobre os benefícios da substância têm dificultado o avanço das discussões sobre o tema. “É preciso falar mais sobre o assunto, desmistificar, investir em novos estudos e informar a população e as autoridades sobre o que esta substância pode fazer pela qualidade de vida de pessoas com autismo, deficiência física, doenças degenerativas etc.”, argumenta o parlamentar.
Tiago é autor da Indicação n.º 5971/2023, que também solicita ao Poder Executivo estudo de viabilidade visando fornecimento de medicamentos à base de Canabidiol (CBD) para o tratamento de pessoas com Autismo, crises epiléticas e demais necessidades com indicação médica. “A evolução dos estudos sobre os benefícios do tratamento com derivados de canabinoides e a prescrição do medicamento, estão em uma crescente correlata, justamente pela boa resposta dos pacientes, em especial, no tratamento de dores crônicas ou doenças como Câncer, Parkinson, Autismo e Alzheimer”, explica o vereador.
CANABIDIOL
O canabidiol (CBD) é uma das mais de 400 substâncias químicas canabinoides encontradas na Cannabis sativa, e que constitui grande parte da planta, chegando a representar mais de 40% de seus extratos.
No Brasil, o canabidiol já pode ser prescrito por médicos psiquiatras, neurologistas e neuro-cirurgiões em receita especial de duas vias. Em 2015 a ANVISA remanejou a substância para a Lista C1 do Controle Especial, fazendo com que a mesma deixasse de fazer parte da lista de substâncias proibidas (proscritas). (Fonte: Wikipédia)