Município terá Semana da Saúde da Coluna Vertebral

0

ITATIAIA

As escolas da rede municipal de ensino de Itatiaia terão mais orientação sobre saúde no calendário do ano letivo de 2018. A Câmara de Vereadores de Itatiaia aprovou o Projeto de Lei nº 195/2017, de autoria da vereadora Andréa do Dilino (PMDB), que institui nas escolas da rede a Semana da Saúde da Coluna Vertebral e a realização do teste de avaliação ortopédica da coluna (Teste do Minuto).

O projeto estipula que as escolas municipais deverão realizar, obrigatoriamente, o teste de avaliação ortopédica da coluna, também chamado de Teste do Minuto, nos alunos da rede, preferencialmente durante a respectiva semana de saúde vertebral – com data específica ainda não definida.

Segundo Andréa do Dilino, a Semana da Saúde da Coluna Vertebral se caracterizará por um conjunto de atos de avaliação e sensibilização para o tema da saúde da coluna vertebral. A meta é que o poder público promova palestras, cursos e outros eventos de divulgação, que tenham por objetivo esclarecer aos estudantes os riscos da utilização inadequada de mochilas. E, também, as consequências da sobrecarga de peso à coluna vertebral em crianças e adolescentes.

A parlamentar diz que os estudantes precisam ter consciência quanto aos problemas ortopédicos da coluna vertebral e as medidas de prevenção. “A Semana da Saúde da Coluna Vertebral destina-se a esclarecer e orientar os próprios alunos da rede pública de ensino no intuito de evitar problemas ortopédicos graves por portarem mochilas com peso que exceda a 10% em relação ao peso de seus corpos”, comenta Dilino, ressaltando que dados da Organização Mundial da Saúde revelam que 85% das pessoas, terão dor nas costas algum dia.

A vereadora defende ainda que médicos fisioterapeutas e especialistas tem demonstrado que o erro de postura e o hábito de carregar excesso de peso, são apontados como causa de 25% dos casos de dor nas costas. “Ao comprar uma nova mochila os pais devem ter a preocupação de verificar o seu peso, inclusive o dos materiais que seus filhos carregam. A propositura tem o enfoque de preservar e proporcionar maior conforto aos estudantes, desde a tenra idade até nós mesmos, que carregamos nossas bolsas por vezes excessivamente pesadas”, argumenta a parlamentar.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !