RESENDE
O prefeito Diogo Balieiro Diniz, acompanhado do deputado estadual Tande Vieira, dos secretários de Saúde Jayme Neto e de Governo Élio Rodrigues, participou de uma audiência com o governador Cláudio Castro, no final da tarde de quinta-feira, dia 9, no Palácio da Guanabara, no Rio de Janeiro. Na pauta da reunião, o problema na segurança pública o município. Depois de o município registrar mais dois assassinatos em menos de 12 horas na região do bairro Novo Surubi, Diogo pediu, ao chefe do Estado, reforço do efetivo do 37º Batalhão da Polícia Militar.
“Eu, o deputado estadual Tande e os secretários formos recebidos pelo governador Cláudio Castro, reforço para a segurança do nosso município de Resende. Nos últimos dias, temos visto ações criminosas inaceitáveis e que não fazem parte do cotidiano da nossa cidade, com tiroteios e homicídios acontecendo quase que diariamente. Solicitamos o encontro – que foi prontamente atendido pelo nosso governador”, disse Diogo.
O prefeito ainda contou que Cláudio Castro afirmou que vai ajudar a intensificar o trabalho da Polícia Militar. “O governador disse que vai enviar reforços para coibir as ações criminosas e garantir o direito de sair e voltar para casa sem o receio de tiroteios e balas perdidas. Agradeço mais uma vez o encontro, a atenção, parceria e o cuidado que sempre demonstra com o nosso município. Temos certeza que as ações implantadas pelo governo vão trazer de volta a tranquilidade do nosso município”, informou o chefe do executivo.
CRIMES
Na noite de quarta-feira, dia 8, por volta das 20 horas, na Rua da Torre, no Novo Surubi, um homem, de 34 anos, foi morto a tiros. Segundo policiais do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM), familiares contaram que a vítima estava preparando comida na cozinha quando homens, vestindo roupas camufladas parecidas com a do Exército, atiraram da rua através de uma janela. Em seguida, os homens deram ordem para que a família abrisse o portão, dizendo ser policiais. Como o portão não foi aberto, os criminosos arrombaram e novamente fizeram vários disparos de arma de fogo contra a vítima que estava caída próximo a uma mesa.
Já um idoso, de 71 anos, foi morto a tiros, na manhã desta quinta-feira, dia 9. O crime aconteceu na Rua Presidente Pedreira, no Novo Surubi. O idoso foi morto quando guardava o carro na garagem da sua oficina mecânica. Populares informaram aos policiais, que a vítima teria saído com o veículo e ao retornar para guarda-lo na oficina foi abordado por dois homens que estavam a pé. A dupla efetuou vários disparos de arma de fogo em direção a vítima, fugindo em seguida em direção a um matagal.
Os assassinatos estão sendo investigados pela 89ª Delegacia de Polícia Civil.
O comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Willian Caldeira de Freitas, informou que desde quinta-feira, foi realizada a ocupação na região do Surubi com o objetivo de coibir a “guerra” entre as facções criminosas.