Obras para converter fiação aérea do Centro Histórico de Vassouras em rede subterrânea começam em fevereiro

Por Lara Salles

VASSOURAS

O ‘Vale do Café: conexões e desenvolvimento’, projeto que fará a conversão das redes aéreas de energia elétrica e de telecomunicações em rede subterrânea em Vassouras, dará início às obras de infraestrutura na Praça Barão de Campo Belo e arredores na primeira quinzena de fevereiro. Após a elaboração dos estudos, projetos e serviços preliminares, desenvolvidos ao longo do segundo semestre de 2022, começa agora a fase que vai modernizar a estrutura atual a fim de salvaguardar os bens históricos e arquitetônicos do entorno, preservando a vegetação urbana e requalificando a área tombada.

A implementação da primeira etapa das obras, em parceria com a Prefeitura de Vassouras, obteve parecer técnico favorável do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O órgão considera que o enterramento de fios e cabos possibilitará uma valorização significativa do conjunto urbanístico e paisagístico e a melhoria da mobilidade do Centro Histórico de Vassouras, liberando fachadas e vias públicas.
O projeto prevê ainda monitoramento arqueológico, pesquisa e estudo de sustentabilidade e ações de impacto para o Vale do Café, organização de seminário sobre educação patrimonial na região e ações de relacionamento com a comunidade.

O diretor-executivo do Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV), Fernando Portella, falou sobre a iniciativa. “O município de Vassouras já é referência no processo de revitalização de espaços preservados por meio do desenvolvimento da educação patrimonial, da cultura e do turismo. O projeto vem somar segurança e eficiência energética, além de eliminar a poluição visual causada por postes e cabos, valorizando o patrimônio cultural”, disse.

O prefeito de Vassouras, Severino Dias, falou sobre a expectativa do município com a implementação do projeto. “Vassouras está em um período de muitas obras em andamento no Centro Histórico com a restauração de três casarões: Barão de Vassouras, Barão do Ribeirão e o antigo Barão do Amparo, onde está sendo construído o futuro Museu Vassouras. Estamos animados com o início de mais uma obra, agora de conversão da fiação aérea para rede subterrânea que irá trazer mais qualidade no fornecimento de energia aos equipamentos culturais, além da questão visual, deixando a Praça Barão de Campo Belo ainda mais bonita para nossos moradores e turistas”, falou.

‘Vale do Café: conexões e desenvolvimento’

O projeto ‘Vale do Café: conexões e desenvolvimento’ é uma realização do Instituto Cultural Cidade Viva com o patrocínio da Light, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Conta com a parceria institucional da Prefeitura Municipal de Vassouras e o apoio técnico da Secretaria de Urbanismo e Patrimônio Histórico do município.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos