>
a voz da cidade 970 x 150 px

Defesa Civil alerta para cuidados com deslizamentos de terra durante período de chuva

Por Lara Salles
bnr am aniv resende 970x150

SUL FLUMINENSE

Com as chuvas de verão, os cuidados devem ser redobrados. Isso porque além de alagamentos e enchentes, fenômenos como deslizamentos de terra podem gerar sérias consequências para população, como a destruição de residências e até mesmo a morte.  Apesar de serem causados por fatores naturais, as chances de deslizamentos acontecerem podem ser intensificados por ações humanas.

O A VOZ DA CIDADE conversou com o especialista no assunto e coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, João Vitor Ramos. De acordo com ele, os deslizamentos são caracterizados pelo deslocamento de trechos de solo, pedaços de rocha e outros detritos ao longo de uma encosta de serra, morro ou montanha. Apesar de serem causados por fatores relacionados ao solo e condicionados pelas chuvas em excesso, ações humanas, como desmatamento e construções irregulares podem contribuir para que o fenômeno aconteça. “Com o grande volume de água da chuva o solo fica saturado e sem a drenagem correta, uma massa de solo que estava presa tende a se deslocar. Esses acontecimentos podem ser contribuídos por obras realizadas em locais irregulares, escavações indevidas e outros fatores que podem ser evitados”, explica.

Quando os deslizamentos de terra acontecem em áreas urbanizadas podem gerar grandes perdas materiais e consequências graves para a população, como a destruição de residências, ferimentos e mortes. De acordo com a Defesa Civil, em apenas dez dias de janeiro, Barra Mansa registrou 15 deslizamentos de terra, sendo que em cinco desses casos famílias tiveram que deixar suas casas. “A recomendação para as pessoas que moram em locais onde corre o risco de deslizamento é ficarem atentas aos alertas da Defesa Civil. Além disso, ao perceberem qualquer sinal de risco saiam imediatamente do imóvel. É extremamente importante que durante esse período chuvoso, em hipótese alguma seja feito qualquer tipo de escavação ou outro movimento de terra, porque são essas situações que desestabilizam o terreno”, alertou João Vitor.

Barra Mansa conta atualmente com dez equipamentos de alertas sonoros localizados nos seguintes bairros: Boa Sorte, Boa Vista, Cotiara, Metalúrgico, Monte Cristo, Nova Esperança, Paraíso, Vila Coringa, Vila Nova e Vista Alegre. Esses equipamentos servem para alertar os moradores que se encontram em áreas já mapeadas pela Defesa Civil para os riscos de deslizamentos, escorregamentos, desabamentos, alagamentos e inundações.

Deslizamentos em Volta Redonda

Em Volta Redonda, nesta terça-feira, dia 10, a Defesa Civil precisou interditar um imóvel no Morro da Caviana, no bairro Santo Agostinho, onde ocorreram dois deslizamentos. Os moradores e familiares da residência precisaram se deslocar para casa de parentes e amigos.

Durante a madrugada, profissionais atuaram também na desobstrução do acesso ao bairro Candelária, após a queda de uma barreira.


Deslizamento de terra em Volta Redonda – Foto: divulgação

Queda de barreira na Serra das Araras

Uma queda de barreira durante a madrugada desta terça-feira, dia 10, na pista de descida da Serra das Araras, em Piraí, está causando congestionamentos na Via Dutra. O acidente aconteceu no Km 231, sentido Rio de Janeiro. Por volta das 10 horas o congestionamento na Dutra era de 14 quilômetros. Apesar dos transtornos não houve registros de vítimas.

Queda de barreira na Serra das Araras – Foto: divulgação

Dutra interditada

Um deslizamento de terra ocorrido no km 285, em Barra Mansa, no sentido Rio de Janeiro, durante a madrugada de sábado, dia 7, continua gerando transtornos para os motoristas que passam pelo local. Por causa do acidente, a pista ficou interditada durante 18 horas e o congestionamento chegou a 22 quilômetros. Ainda no sábado a faixa da esquerda foi liberada para o tráfego de veículos, porém, a faixa da direita e o acostamento permanecem interditados por tempo indeterminado. As mudanças no trânsito continuam gerando longo da pista.

 

Via Dutra interditada em Barra Mansa – Foto: Gabriel Borges

Orientações

A Defesa Civil orienta toda a população do Sul Fluminense sobre a adoção de atos seguros durante o período de chuvas, como: não ocupar ou jogar lixo em áreas de preservação próximas ao Rio Paraíba do Sul e córregos, ou próximo a encostas; não realizar escavações, aterros ou construções irregulares, sem acompanhamento de responsável técnico; evitar transitar ou trafegar no período de chuva forte ou em local alagado.

Durante as chuvas, é importante não procurar abrigo debaixo de árvores; observar qualquer alteração estrutural nas residências; e se precisar sair de casa por qualquer cenário de ameaça, o recomendado é desligar o gás de cozinha, a rede elétrica, pegar documentos, remédios e buscar um local seguro. A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos