Projeto de lei prevê campanha de conscientização sobre malefícios do cigarro eletrônico

Por Carol Macedo

VOLTA REDONDA

Um projeto de lei que propõe a campanha de conscientização sobre os malefícios do cigarro eletrônico. A iniciativa, de autoria do vereador Betinho Albertassi, já foi aprovada pelo Legislativo e segue agora para sanção do prefeito Antonio Francisco Neto.

O tabagismo é um problema de saúde pública no Brasil. O vereador lembrou que são 443 mortes de brasileiros por dia. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), anualmente as mortes evitáveis atribuídas ao hábito alcançam mais de 160 mil pessoas. Mania entre os adolescentes e jovens, desde 2009 os cigarros eletrônicos têm comercialização, importação e propaganda proibidas no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por serem nocivos à saúde. O problema, de acordo com o Betinho, é a compra com facilidade, sem fiscalização e repressão suficiente do Poder Público.

O cigarro eletrônico é composto, normalmente, por uma lâmpada de LED, bateria, microprocessador, sensor, atomizador e cartucho de nicotina líquida, que é aquecida por uma pequena resistência, fazendo com que se torne vapor, resultando em substâncias comprovadamente tóxicas, causadoras de doenças pulmonares, cardiovasculares e outras ainda desconhecidas.

Segundo o projeto aprovado, os docentes e equipes pedagógicas das escolas serão orientados para discussão com estudantes acerca dos malefícios dos cigarros eletrônicos; implementar e disseminar campanhas de educação, conscientização e informação sobre o tema, além de desenvolver assistência psicológica e social aos adolescentes e aos jovens que necessitem.

Betinho Albertassi que esteve à frente durante os anos de 2003 a 2007 do projeto Sua Cidade Sem Drogas, uma campanha de conscientização contra as drogas do Sul Fluminense, ressaltou a importância do projeto. “O cigarro eletrônico virou uma febre entre os adolescentes. Por trás disso está um risco grande à saúde das futuras gerações. Espero com este projeto poder alertar os jovens sobre os perigos do vício”, destaca.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos