CATAR
Os EUA ampliaram sua invencibilidade na Copa do Mundo da Fifa contra a Inglaterra para três partidas com um empate sem gols em Al Khor nesta sexta-feira, dia 25. Poderia ter sido ainda melhor para o time de Gregg Berhalter, que foi mais afiado e enérgico do que um time inglês que não igualou a intensidade e a ambição do show de seis gols que marcaram na segunda-feira, dia 31, diante da seleção iraniana.
Christian Pulisic esteve mais perto de marcar quando o atacante acertou a trave com um chute da esquerda da área aos 33 minutos.
Pulisic viu outra tentativa desviar marginalmente ao lado no segundo tempo, enquanto o meio-campista Weston Mkennie duas vezes chutou alto demais em posições promissoras.
Walker Zimmerman produziu um tremendo bloqueio para frustrar Harry Kane após 10 minutos. Mas o goleiro Matt Turner, cuja movimentação foi excepcional durante toda a noite, só precisou fazer uma defesa digna de nota. O remate rasteiro de Mason Mount nos descontos da primeira parte foi destinado ao interior do poste esquerdo até que Turner estendeu a mão para desviar a bola para trás.
Kane cabeceou ao lado após cobrança de falta de Luke Shaw nos minutos finais, mas nenhum dos times conseguiu um chute decisivo.
O ponto de cada um nesta ocasião mantém a Inglaterra na primeira posição do Grupo B. A equipe do técnico Berhalter (EUA) chegará às oitavas de final se derrotar o Irã na terça-feira, dia 29.
Momento Chave
Os EUA estavam no topo e causando todos os tipos de problemas a uma Inglaterra estranhamente subjugada quando Pulisic teve uma oportunidade apresentável de abrir o placar logo após a meia hora.
O ataque firme do ala do Chelsea, Pulisic, acertou a trave e, naquele momento, a melhor chance dos EUA de converter um ponto em três se foi. Nenhum dos lados ficará insatisfeito com o empate, dado o contexto mais amplo. A Inglaterra teria que entrar em colapso de forma quase inconcebível para sofrer uma eliminação na fase de grupos. O destino dos EUA, por sua vez, continua em suas próprias mãos e eles provavelmente teriam se conformado com isso antes de uma bola ser chutada no Catar.
Depois de assistir à exibição consumada do Irã contra o País de Gales, no entanto, o time de Berhalter saberá que terá muito trabalho para vencer o time de Carlos Queiroz e se classificar para as oitavas de final.
Se o chute de Pulisic tivesse acertado na rede e não na trave, os EUA precisariam apenas de um empate contra o Irã para avançar.
O técnico da Inglaterra, Gareth Southgate avaliou o desempenho da sua equipe diante da equipe americana. “Não tivemos o mesmo vigor [contra o Irã], mas isso vai acontecer. Isso é futebol de torneio. Não vamos varrer todo mundo sem ter noites como essa, em que você tem que mostrar qualidades diferentes para conseguir um resultado. Os nossos dois defesas-centrais com a bola foram absolutamente fantásticos. Controlaram o jogo. Não acho que as pessoas apreciem o quão bons eles são. E ambos defenderam a sua área de forma brilhante. A medalha de prata foi um ponto porque nos coloca numa situação muito posição forte. Se vencermos nosso último jogo, venceremos o grupo”, comentou o inglês.