A convocação dos jogadores anunciada pelo técnico Tite não causou grandes surpresas, com exceção da inclusão na lista do Daniel Alves. O lateral, atualmente no México, segundo dizem está fora de forma e com uma idade avançada para o que se espera de um especialista da posição.
+
Embora não beba, não fume, seja cuidadoso com sua saúde e, por via de consequencia com sua vitalidade, Daniel Alves está com 39 anos de idade. É o lateral mais idoso de toda história da seleção brasileira. Tem mais idade até do que seu colega Djalma Santos que estava com 37 anos quando defendeu a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1966.
+
A convocação de Daniel Alves sempre esteve nos planos do treinador brasileiro. Foi por essa razão, inclusive, que tempos atrás ele pediu para preparador físico Fábio Mahseredjian avaliar o jogador. Rigorosa, a avaliação foi feita e revelou baixos níveis de potência e força
+
Alertado, Daniel Alves se comprometeu em melhorar esses níveis o que, de fato, conseguiu. Na semana passada, indagado por Tite, Fábio garantiu que o Dani é o mesmo Dani Alves das Olimpíadas de 2021 e que no aspecto físico se encontra apto. E assim veio sua convocação.
+
Tite argumenta que Daniel Alves é fundamental nos seus planos táticos para a seleção brasileira que dispõe de atacantes de velocidade na frente. Além disso, não haverá corridas de 60/70 metros de ida e volta, os laterais no time do Brasil não atuarão como pontas, Serão laterais construtores e nesse aspecto a qualidade técnica de Daniel Alves é impressionante.
+
Da lista protocolar de 55 jogadores, 26 continuam. Entre eles não está o Roberto Firmino. Embora um dos jogadores mais vezes anteriormente convocados para as seleções de Tite, ele perdeu a vaga para o Pedro. E na infeliz contusão do Philippe Coutinho que se deu bem foi o Everton Ribeiro.