BRASÍLIA
Há a expectativa de que nesta tarde seja divulgado o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre sua derrota para Luiz Inácio Lula da Silva. Auxiliares do atual presidente estão preparando o conteúdo, onde o tom da mensagem não estaria ainda definido. Há mais de 18 horas Bolsonaro está em silêncio.
Ao mesmo tempo que paira a falta de um comunicado por parte do presidente, os caminhoneiros estão fazendo manifestos em diversas estradas do país questionando a legalidade das eleições. Na imprensa a informação é que os militares de alta patente não há nenhuma ameaça ou sequer cogitação de resistência ou intervenção militar em favor de Bolsonaro.
No domingo, Bolsonaro foi derrotado por Lula em apertada votação. Ele teve 58.206.454 votos (49,1% dos válidos) contra 60.345.999 (50,9%) do petista.
Durante a campanha eleitoral o atual presidente falou que respeitaria o resultado das eleições, dizendo que quem tivesse mais votos levada. Antes até por algumas vezes fez cogitações nesse sentido colocando em dúvida a lisura do sistema, mas se comprometeu em entrevista recentes que respeitaria o resultado.