VOLTA REDONDA
Na manhã desta quarta-feira, dia 4, articulado pelo pároco da Paróquia Santo Antônio em Volta Redonda, padre Juarez Sampaio, o bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique da Silva Brito, se reuniu com diferentes representações ligadas aos Direitos Humanos. Na pauta do encontro, a situação dos operários da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), diante do Acordo Coletivo e as demissões ocorridas recentemente.
Na abertura do encontro, Dom Luiz Henrique agradeceu a oportunidade do diálogo. Na sequência, os participantes expuseram várias preocupações relativas ao conflito laboral entre CSN e os operários, destacando o impacto social que, o fato tem provocado nos trabalhadores e na comunidade. Lembraram também a importante decisão da juíza da 2ª Vara do Trabalho, Monique da Silva Caldeira K. de Paula, que determinou a reintegração de nove operários demitidos da empresa, em ação do pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).
A reunião teve duração de 45 minutos. No final, foi definido que os participantes darão seguimento ao diálogo, mediação, com outras instituições, salvaguardando sempre o papel institucional de cada agente. O Sindicato do Metalúrgicos, segundo informou Dom Luiz Henrique, já solicitou agenda com ele. O Defensor Público Estadual, João Helvécio de Carvalho, justificou ausência. Informou que está envolvido com sua equipe nas ações que envolvem a região Costa Verde, devido as recentes chuvas. Da mesma forma o Procurador Federal no MPT, agradeceu ao convite para participar do evento. “Como estou investigando algumas demissões na CSN no período das paralisações, prefiro não participar do encontro para evitar qualquer alegação de que não estou agindo com imparcialidade. “Em futuros encontros, certamente participarei”, destacou o Procurador da República.
Participaram também do encontro a presidente da Ordem dos Advogados de Volta Redonda (OAB-VR), Carolina Patitucci, e a conselheira da entidade, a advogada Roseane Marangon, o coordenador do Projeto ‘A DPU vai aonde o povo pobre está’, Cláudio Luiz do Santos, o coordenador do Movimento Pela Ética na Política (MEP, José Maria da Silva, o Zezinho, e o Vigário Geral da Diocese Barra do Piraí-Volta Redonda, padre Alércio de Carvalho.