Reclamação de demora nas filas para votação é constante pelas cidades da região

0

SUL FLUMINENSE

Muitas pessoas reclamaram do tempo em que ficaram nas filas para votarem. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, disse que foi dentro da normalidade. Em muitos locais mesmo após as 17 horas havia ainda pessoas aguardando para votar.

Eleitor enfrentou fila de quase duas horas no Colégio Pedro Braile Neto, em Resende-Cyntia Freitas

Em Resende e Itatiaia, a eleição foi sem ocorrências significativas. Vale destacar que em Resende são 97.051 eleitores, sendo 47.213 com biometria e 49.838 sem biometria. Já em Itatiaia são 25.932 eleitores, sendo 45,72 com biometria e 54,28% sem biometria.

Foram registradas filas, em algumas seções visitadas pela equipe de reportagem do A Voz da Cidade, em Resende e em Itatiaia. Em alguns casos, no Colégio Pedro Braile Neto, no bairro Jardim Jalisco, mais de 150 pessoas aguardavam na fila para votar. “Quando cheguei para votar no Colégio Pedro Braile fiquei surpresa para ver que a fila para a minha seção, a 183, estava lá no portão. Fiquei quase duas horas na fila até chegar a cabine de votação. Essa já é a minha quinta eleição e nunca tinha visto tanta gente na fila”, disse a secretária Cecília Souza, 51 anos.

De acordo com o chefe do cartório eleitoral da 31ª Zona Eleitoral, Jonathas Pimenta Dias, foi registrada uma lentidão nas seções eleitorais devido ao número de cargos neste pleito eleitoral. “Além do número de candidatos para votar e o sistema de biometria, que precisa colher a digital do eleitor, contribuíram para um atraso na votação. Consequentemente, acabou provocando filas, principalmente, nas seções com maior número dos eleitores”, informou o cartório eleitoral da 198ª Zona eleitoral.

Fila foi registrada no Colégio Estadual Rio Grande do Sul, no Laranjal, em Volta Redonda-Tânia Cruz

GRANDE MOVIMENTAÇÃO EM VOLTA REDONDA

Os colégios eleitorais de Volta Redonda registraram grande movimento pela manhã e início da tarde deste domingo, dia 2. Os eleitores compareceram em massa para a votação. Filas e mais filas foram registradas em quase todas as seções. A universitária Bruna de Souza, contou que quando chegou ao seu local de votação, por volta das 10 horas, ainda estava com fila. A mesma movimentação aconteceu no Colégio Estadual Rio Grande do Sul, no bairro Laranjal. A fila de eleitores chegou a dobrar a esquina, chegando próxima a uma igreja evangélica, em frente a Rodoviária Francisco Torres.

Mesmo com o cenário de movimentação, nenhum caso grave foi registrado a não ser troca de urnas em alguns locais. Duas urnas foram trocadas.

De acordo com analistas, a situação nova foi de que a movimentação de eleitores neste domingo foi diferenciada, bem maior do que nos anos anteriores. Muito se deve à novidade das eleições deste ano, a biometria. Alguns eleitores demoraram para ler a biometria.

PRISÕES EM RESENDE

Em Resende foram registradas a prisão de duas pessoas na 198ª Zona eleitoral. Os casos foram registrados no distrito de Engenheiro Passos, localizado a cerca de 30 quilômetros do Centro da cidade. Após denúncia de boca de urna em uma escola, um homem foi preso por um juiz do TRE-RJ. Já uma mesária de uma seção eleitoral de uma escola solicitou o apoio de agentes do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) para deter um homem, de 31 anos, que foi flagrado tirando fotos do local de votação.

Deixe um Comentário