RESENDE
O vereador Edson Vieira Miranda, o Edson Peroba (Cidadania) pediu ao prefeito Diogo Balieiro Diniz (PROS) que faça gestão junto ao Governo do Estado para que o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran), no município, passe a emitir a carteira de visitação de presídio.
A indicação foi aprovada pelo Plenário e será oficializada ao chefe do Executivo.
O vereador Peroba justificou a solicitação, informando que está preocupado com a via crucis que os familiares de apenados precisam fazer para emitir carteira de visitante para ingressar em unidades prisionais e hospitalares. O parlamentar ainda informou que para visitar um custodiado em uma das unidades prisionais ou hospitalares da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), o familiar, precisa se deslocar até Volta Redonda, Barra Mansa ou Valença para requisitar e retirar o documento. “Muitas das famílias que têm interesse na carteira de visitante são de baixa renda. Para adquirir o documento, os familiares precisam ir em Volta Redonda, Barra Mansa ou Valença duas vezes. Uma é para
fazer a carteira e depois tem que retornar para retirar o documento no mesmo local”, explicou o parlamentar, ressaltando que ir duas vezes apenas para obter o documento requer tempo e dinheiro de que nem sempre dispõem. “Além de passarem pela tristeza de terem um ente querido preso, as famílias são obrigadas a irem nestes municípios duas vezes para conseguir receber a carteirinha. A emissão do documento pelo Detran de Resende com certeza vai facilitar a vida dessas pessoas”, argumentou Peroba.
Caso a carteira de visitação no sistema prisional passe a ser emitida em Resende, amedida vai atender a uma antiga reivindicação da população. “Há tempos a Câmara Municipal de Resende recebe queixas sobre as dificuldades que os moradores de Resende enfrentam para conseguir a carteirinha de visitação. O Poder Público pode se sensibilizar com esta situação que passam os familiares dos presos”, complementa.
MANUTENÇÃO DE PONTO DE ÔNIBUS
A manutenção do ponto de ônibus da Avenida Tenente Coronel Adalberto Mendes, em frente a uma revendedora de veículos, no bairro Manejo também foi alvo de indicação do vereador Edson Peroba. “A manutenção visa proporcionar mais segurança e um local adequado para que os munícipes possam esperar pelo transporte coletivo. O ponto de embarque e desembarque está em situações precárias, podendo gerar algum incidente”, informou.