VOLTA REDONDA
No mês de março o prefeito Antonio Francisco Neto manifestou sua insatisfação em rede social com a empresa que fornecia merenda escolar para estudantes da rede municipal. No mês anterior, quando as aulas presenciais voltaram, o prefeito recebeu relatórios sobre a alimentação escolar, para reunir elementos que justificassem a retirada da empresa e a contratação de outra para o serviço devido à falta de cumprimento do contrato oferecido aos alunos. E nesta quarta-feira, 20, veio a informação oficial: a empresa Especialy Terceirização Eireli teve o contrato encerrado.
Segundo a prefeitura, a medida foi tomada após diversas notificações solicitando providências sobre o descumprimento, repetidamente, das obrigações assumidas no contrato 162/2019. Foram feitos comunicados formais à empresa após identificação do descumprimento do cardápio, defeito em equipamentos, falta de utensílios, interrupção no fornecimento de gás e outras ações que impediam a execução dos serviços. A empresa chegou a ser penalizada pela prefeitura, tendo parte do pagamento mensal descontado, referente ao último mês de março.
A informação é que a prefeitura buscará assegurar que os alunos não fiquem sem alimentação e está fazendo a transição para o novo serviço. Simultaneamente, prepara o processo de licitação para contratação de outra empresa para executar o fornecimento da merenda escolar.
Em março, nas redes sociais, o prefeito se pronunciou da seguinte maneira. “A situação desta empresa – contratada em 2019 – é muito difícil de ser revertida. Não aguenta tocar o que foi combinado, em um grande mal da administração pública. A empresa vem para licitação, ganha por um valor baixo e depois quer mais dinheiro. A reunião realizada com o diretor da tal empresa não me deixou nem um pouco animado sobre uma solução por parte deles. Então, vai ter uma solução de nossa parte. Repito: não vou deixar que ninguém faça covardia com nossas crianças. Estão brincando com o que não devem”, disse Neto.
O jornal está aberto para algum pronunciado da empresa, se assim desejar.
EM 2019
A empresa venceu em 2019, na administração do ex-prefeito Samuca Silva, o contrato para o fornecimento de merenda escolar para os mais de 40 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. Na época a informação é que o novo contrato geraria uma economia de 25% aos cofres da prefeitura, mantendo os padrões e ainda haveria uma melhoria na qualidade da merenda fornecida aos estudantes das 104 escolas da rede municipal de ensino, 40 mil. O valor inicial da licitação, que ocorreu na modalidade pregão eletrônico, teve a participação de 11 empresas e teve valor de mercado avaliado em R$ 22.016.836,45. O novo contrato foi assinado em R$ 16.553.355,91.