RESENDE
Recém-inserido no calendário oficial do município, o Abril Azul, que marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2, é mais uma iniciativa do vereador Tiago Forastieri (PP) em benefício dessa parcela da população e de seus familiares. A celebração é resultado da Lei nº3754/2022, de autoria do parlamentar e que teve como signatário o vereador Pedro Paulo Narciso, o Paulinho do Futsal (Cidadania), sancionada em fevereiro pelo Poder Executivo.
A norma também sugere à prefeitura que firme parcerias com outros órgãos públicos, entidades educacionais e de classe, organizações não governamentais e representantes da iniciativa privada para promoção de campanhas publicitárias, fóruns de debates, palestras, seminários e divulgação de material informativo impresso ou audiovisual, entre outros. Não obstante, a lei sugere que edificações públicas municipais, sempre que possível, utilizem iluminação em azul e divulguem o símbolo da campanha durante todo o mês de abril.
Segundo Forastieri, a inclusão do Abril Azul no calendário oficial do município é parte de sua luta de quase dez anos pelos direitos dos autistas. “Trabalhamos para mostrar que o lugar do autista é em qualquer lugar e para que os espaços ocupados por eles sejam cada vez mais confortáveis e respeitosos”, comenta o parlamentar.
Tiago teve ainda outras proposituras aprovadas em prol da causa dos autistas. O parlamentar também é o autor da lei nº3.554/2020, que institui em Resende a Carteira de Identificação do Autista (CIA); da lei nº3.135/2014, que determina o atendimento preferencial deste público nos órgãos públicos e estabelecimentos privados; da lei nº3.406/2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade de inclusão do símbolo do transtorno do espectro autista nas placas ou avisos de atendimento prioritário; e da lei nº 3.109/2014, que obriga a inclusão e reserva de vagas na Rede Pública Municipal de Ensino para crianças e adolescentes autistas.
RETORNO DA LINHA PARA ATENDER A PESTALOZZI
O vereador Tiago Forastieri solicitou a Prefeitura de Resende que faça um estudo visando retorno da linha de transporte público que possa atender a Associação Pestalozzi, localizada no bairro Jardim Brasília. “Após reunião com pais e dirigentes da Associação Pestalozzi de Resende, recebi uma demanda que se trata do retorno da linha de ônibus que passa em frente desta instituição, e que atendia os alunos e pais no horário de 11h30min. Atualmente este ônibus costuma passar por volta de 12h15min, o que dificulta a vida dos responsáveis dos alunos que ali estudam na Instituição”, explicou Forastieri.