Cidades da região realizam busca ativa de público infantil para a vacinação contra a Covid-19

Por Franciele Aleixo

SUL FLUMINENSE

Visando melhorar os índices de vacinação infantil contra a Covid-19 no Brasil, várias cidades estão realizando busca ativa para a vacinação deste público com doses pediátricas. Na região, algumas cidades já se prontificaram e já estão realizando esta ação.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária de Volta Redonda, o médico sanitarista, Carlos Vasconcelos, em relação a reações adversas, os pais e responsáveis podem ficar tranquilos. “Já vacinamos mais da metade das crianças em nosso município e estamos bem encaminhados na segunda dose. Não houve nenhum efeito adverso grave. Recomendamos a vacinação infantil como forma de aumentar a cobertura de segurança da população. Uma criança vacinada reduz as chances de infecção em idosos. A maioria das crianças é assintomática, mas aconteceram diversos casos da Ômicron no público infantil. É uma doença que pode ter complicações tardias, pode ter manifestações como depressão, são transtornos que ninguém quer para o filho”, destaca o coordenador.

Em Volta Redonda, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a  Secretaria Municipal de Educação (SME), informa que está realizando um levantamento com os pais dos alunos da rede pública, para realizar a vacinação no ambiente escolar, caso a criança ainda não tenha sido  vacinada. É necessária a autorização dos pais ou responsáveis legal. A  vacina pode ser feita sem qualquer documento com a presença do  responsável, mas caso seja feita na escola precisa ter um documento  autorizando a aplicação sem sua presença no momento.
No município, a estimativa é de 22 mil crianças na faixa etária de 5 a 11 anos.  Sendo que 10.900 crianças desta faixa etária já receberam a primeira
dose pediátrica contra a Covid-19.

Já a Secretaria Municipal de Saúde de Barra Mansa iniciou na última sexta-feira, 18, busca ativa em todas as unidades de ensino da cidade, públicas e privadas, que possuem alunos dentro da faixa etária de 5 a 11 anos, que são o público-alvo da vacinação pediátrica contra Covid-19. O objetivo é conscientizar pais e responsáveis sobre a importância de levarem os filhos para receber o imunizante que, além de proteger contra casos graves da doença, evita o aparecimento de mutações do coronavírus. A cidade possui 15.727 crianças de 5 a 11 anos e até hoje 8.003 delas (50,88%) já haviam recebido a primeira dose. Ao mesmo tempo que ocorre a busca ativa, acontecem reuniões entre especialistas da Secretaria de Saúde, do corpo docente e pais, a fim de levar a vacinação às escolas que possuem crianças dentro desta faixa etária. Lembrando que as doses só serão aplicadas nas unidades de ensino após prévia autorização dos responsáveis.

O secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, destaca a segurança do imunizante contra a doença. “Apesar de ser uma vacina nova, as pediátricas contra Covid-19, da Pfizer e da CoronaVac, são muito seguras, assim como as fabricadas para jovens e adultos, que já somamos mais de 320 mil doses aplicadas sem notificação de evento adverso grave. O Ministério da Saúde possui um calendário extenso de vacinas contra doenças que estão controladas hoje graças aos imunizantes. Se funciona contra elas, por que não funcionaria contra a Covid-19? Não podemos acreditar em notícias falsas. Precisamos seguir os exemplos que já temos, constatar que não há registros de efeitos adversos graves e entender que a melhor maneira de prevenção é se vacinando”, ressaltou o secretário.

Rio Claro possui 100% de cobertura de Saúde da Família, sendo assim a
busca ativa para vacinação das crianças está sendo realizada pelas
Equipes de Saúde da Família. A prefeitura informa que a cobertura vacinal infantil está em 30,4%.

Em Itatiaia, o Programa de Imunização Contra a Covid-19 permanece diariamente realizando a aplicação da vacina na população. A campanha que está acontecendo na Policlínica Municipal, no Centro, continua aplicando a primeira, segunda e dose de reforço nos moradores maiores de 18 anos de idade, primeira e segunda dose na faixa etária de 12 a 17 anos, e a primeira dose para as crianças de 5 a 11 anos.

De acordo com Coordenadora do Programa de Imunização de Itatiaia, Andrea Millen, a atualização dos dados de vacinação registrados nesta terça-feira, dia 22, no total de 23.053 pessoas maiores de 18 anos, foram vacinados até o momento 22.274 (96.62%) com a primeira dose, cerca 21.328 (92.51%) imunizados com a segunda dose, e 9.369 (40.64%) com a dose de reforço. Já a faixa etária de 12 a 17 anos, em uma estimativa de 3.009 do público alvo, 2.833 (94.15%) tomaram a primeira dose e 2.757 (91.62%) a segunda dose. Enquanto, as 3.227 crianças de 5 a 11 anos do município, apenas 1.251 (38.76%) já se vacinaram. “Gostaria de convocar os responsáveis a comparecerem com as suas crianças a Policlínica Municipal de Itatiaia, para imunização contra Covid-19. Ainda mais nessa nova onda que levaram a óbito muitas crianças, até por isso foi desenvolvida uma vacina segura (Pfizer ou Coronavac pediátrica) para atender esses jovens. O objetivo é alcançar o percentual de 70% o quanto antes. Lembrando que não houve nenhum caso infantil de reação adversa a vacina. Portanto, espero muito que os pais ou responsáveis se mobilizem, e dê essa importância ao futuro e bem estar de seus filhos”, declara Andrea Millen.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 11h30min e 13 às 15h30min. É necessário apresentar o Cartão Nacional SUS, CPF, RG e comprovante de residência. Os adolescentes e Crianças precisam estar acompanhados do responsável.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos