Índice de infestação da dengue é de 2,1% e Itatiaia alerta população

0

ITATIAIA

De acordo com último Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) realizado, o município de Itatiaia apresentou um índice de infestação de 2.1%. Segundo o Ministério da Saúde, o tolerável é um índice inferior a 1%. O aumento da infestação do vetor, transmissor da dengue, da zika e da febre chikungunya preocupa as autoridades de saúde da cidade. Um alerta convocando os moradores no apoio e combate ao mosquito foi divulgado nesta terça-feira, dia 10. 

O LIRAa que é a avaliação adotada pelo Ministério da Saúde no controle e enfrentamento à dengue, identifica onde estão concentrados os focos do mosquito em cada município, além de revelar quais os principais tipos de criadouros predominantes.O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Carlos Magno Goulart Fernandes, o índice de infestação das larvas está muito grande, acima do tolerável e a grande incidência está nos bairros Campo Alegre e Jardim Itatiaia, que são dois dos maiores da área Central do município e que possui uma grande população. “Por isso o que nós precisamos urgente é mudança nos hábitos da população.Precisamos que as pessoas sejam mais conscientes e façam as suas partes, precisamos que os moradores ajudem no combate ao mosquito, acabando com os possíveis criadouros”, explica.

De acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica, esse ano até o momento já existem  um confirmado, três descartados e oito estão aguardando resultado. Em 2019 foram notificados 147 casos, sendo 53 confirmados e 94 descartados. Para combater o mosquito o secretário reforça que a Vigilância Ambiental está fazendo um trabalho contínuo, que inclui ações como: visitas domiciliares, atividades educativas e monitoramento quinzenais dos pontos considerados estratégicos, como ferros velhos, borracharias, empresas de materiais recicláveis  e depósitos. “Estamos em um período bastante chuvoso, que é totalmente favorável às condições de proliferação do mosquito Aedes Aegypti  e é preciso que  todos redobrem os cuidados, porque principalmente nessa época a incidência de casos da doença se torna maior. Temos que acabar com todos os focos e o engajamento popular é fundamental”, disse o secretário.

Segundo Fernandes, é imprescindível que os moradores mantenham seus quintais sem recipientes que possam acumular água. “Por isso convocamos toda a população a nos ajudar nessa luta contra o mosquito Aedes aegypti. Só com a participação da população conseguiremos acabar com os focos do mosquito”, disse o secretário, lembrando que o Dia D de combate a dengue está marcado para acontecer em Itatiaia no próximo dia 28 de março.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

De acordo com o Ministério da Saúde, as principais medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti são: manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água; lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água; manter caixas d’água bem fechadas; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia ate a borda ou lavá-los uma vez por semana; trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; acondicionar pneus em locais cobertos; fazer sempre manutenção de piscinas; tampar ralos; colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento; não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas; vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente; limpar sempre a bandeja do ar condicionado; lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água; catar sacos plásticos e lixo do quintal.

Deixe um Comentário