RESENDE
Mais uma Campanha de Descarte Solidário de Eletroeletrônicos será realizada no município de Resende. A ação é desenvolvida pelo Rotary Club com o apoio da Prefeitura de Resende, por meio da Agência do Meio Ambiente do Município (Amar) e do Centro de Referência em Educação Ambiental de Resende (Crear) – ligado à Amar. Nesta quinta edição de 2021, os interessados poderão descartar seu lixo eletrônico em pontos fixos instalados nos distritos de Visconde de Mauá e Engenheiro Passos, além do sistema drive-thru, que será promovido no Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco.
A iniciativa visa incentivar o descarte corretamente ecológico dos resíduos eletroeletrônicos e angariar fundos a serem destinados para a instituição Frente Nacional de Combate ao Câncer (FNCC). O material arrecadado, por intermédio de um empresa licenciada nesta especialidade, será convertido na ação beneficente celebrando o mês ‘Outubro Rosa’, campanha de prevenção ao câncer de mama e do colo de útero.
Entre os dias 13 e 21 de outubro, das 9 às 16 horas, o descarte correto do material eletroeletrônico poderá ser feito na sede do Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS), situada na Rua Wenceslau Braz, nº. 240, em Visconde de Mauá. Entre os dias 19 e 21 de outubro, das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas, a coleta será na Casa Azul, localizada na Avenida das Camélias, em Engenheiro Passos. No dia 23 de outubro, sábado, das 9 às 15 horas, haverá drive-thru no Parque das Águas.
O presidente da Amar, Wilson Moura, explicou que uma tenda será montada no Parque das Águas, nas imediações da Beira-Rio, para que a população possa participar da ação eliminando seu lixo eletroeletrônico. “A ação será esquematizada para o recebimento do material pelo sistema drive-thru, com a participação de motoristas em seus veículos, ciclistas e até pedestres. A ideia é facilitar o descarte e, ao mesmo, respeitar os protocolos de segurança sanitária por conta da pandemia da Covid-19. O projeto busca um mundo de sustentabilidade no qual as pessoas entregam seus bens inutilizáveis e ainda contribuem para que todo o material seja vendido e os seus recursos financeiros convertidos para ações de combate ao câncer, por meio de uma instituição social credenciada”, reforça.
O que pode ser descartado?
Os eletroeletrônicos, foco da ação solidária, podem ser definidos como todo e qualquer aparelho que precise de energia para funcionar, seja oriunda de pilhas, baterias ou rede elétrica. Os possíveis materiais vão desde aparelhos pequenos como celulares e afins até ventiladores, fogões, geladeiras e máquinas de lavar.