RESENDE
A Santa Casa de Misericórdia poderá ser contemplada um aparelho de ressonância magnética, equipamento de alta complexidade e fundamental para a saúde do município. A solicitação foi apresentada pelo vereador Edson Vieira Miranda, o Edson Peroba (Cidadania), por meio de indicação aprovada pelo Plenário. A mensagem será encaminhada para a prefeitura, para ser submetida a estudo de viabilidade.
O vereador Edson Peroba falou sobre a importância do aparelho de ressonância para o município. “Este aparelho é necessário em Resende, devido à forte demanda, o que tem acarretado uma grande fila de espera”, salientou o vereador.
O exame de ressonância é utilizado para a pesquisa e análise de doenças neurológicas, ortopédicas, abdominais, cervicais e cardíacas, podendo diagnosticar casos de esclerose múltipla, câncer, infecções, entre outros. Além disso, investiga problemas como Alzheimer, atrofias e lesões nos vasos sanguíneos cerebrais, responsáveis por indicar Acidente Vascular Cerebral (AVC).O diretor-geral da Santa Casa, Luiz Eduardo Saldanha, comemorou a aprovação da proposta. “Parabenizo o vereador Peroba pela iniciativa, pois tenho certeza de que um investimento desta magnitude não melhora apenas os serviços oferecidos pela Santa Casa, mas de toda a nossa rede de saúde”, salientou Luiz Eduardo.
O secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, o Tande, vai promover o estudo de viabilidade solicitado pelo parlamentar, visando incrementar ainda mais o setor.
RAIO X
A Câmara de Vereadores também aprovou outra indicação do vereador Edson Peroba que pede a aquisição de equipamento de Raio X para o Posto de Saúde do bairro Jardim Primavera. “O equipamento vai beneficiar muitas famílias da região da Grande Alegria, deixando de sobrecarregar o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), que funciona junto ao Hospital de Emergência Henrique Sérgio Gregori”, explicou o parlamentar.