>
a voz da cidade 970 x 150 px

Vassouras ganha primeira unidade de conservação ambiental do município

Por Carol Macedo
bnr am aniv barra mansa 970x150

VASSOURAS

Vassouras deu um importante passo na área de conservação ambiental. Foi publicado nesta quarta-feira, dia 30, o Decreto 4.744, que oficializa a criação da primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da cidade. A unidade de conservação “Mauro Romano” está localizada em Andrade Costa. A conquista foi fruto da parceria entra a Prefeitura de Vassouras e a Associação Civil Vale Verdejante.

De acordo com a Secretaria Municipal do Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural, essa RPPN, irá proteger 2,2 hectares de uma área antes degradada e agora reflorestada e protegida. A área é equivalente a mais de 22 mil metros quadrados.“A reserva legal é um divisor de águas na política ambiental de Vassouras, significando um momento histórico para a proteção e conservação ambiental do Município. Além disso, essa área também contribuirá para o aumento do ICMS Ecológico, chamado de ICMS Verde, gerando mais arrecadação para o município”, comentou o secretário da pasta, Danilo Alves Pereira.

Na Reserva só são permitidas atividades científicas, culturais, educacionais, recreativas, interpretativas e turísticas, de acordo com o seu Plano de Manejo. Essas regras também constam na Lei Federal 9.985/2000 e no Decreto Municipal  4.743/2020. Caso as condutas e atividades sejam prejudiciais à área. os proprietários podem ser punidos.

O secretário explicou ainda que  a RPPN, é o grande trunfo no que diz respeito a conservar e manter produtivo um imóvel. “Para manter o incentivo de cada vez mais áreas serem demarcadas, muitas entidades financeiras analisam os pedidos de créditos de propriedades que possuem, em seu território, uma RPPN com prioridade, ou mesmo a possibilidade de descontos em insumos e produtos agrícolas, para incentivar a demarcação por porte de agricultores/pecuaristas”, explicou Danilo.


RESERVAS PARTICULARES DE PATRIMÔNIO NATURAL

A RPPN é uma parceria público/privada que tem como principal objetivo manter protegida parcialmente ou integralmente, áreas com fragmentos da Mata Atlântica. Essa categoria de Unidade de Conservação é uma grande aliada para conciliar a necessidade de proteção de fragmentos das matas originárias. Elas representam, além de uma forma de preservação ambiental, uma excelente oportunidade de contemplação, lazer e recreação, em contato com a natureza, além de serem palco para atividades de educação ambiental e para aproximar sociedade e natureza.

No caso do Bioma Mata Atlântica a necessidade de proteção é ainda maior, não só pela alta taxa de desmatamento proveniente do avanço urbano, ou pelo simples fato de existir apenas 12,4% do que ela foi originalmente. A alta taxa de plantas e alimentos medicinais que são extraídos desse bioma também são uma forte razão.

As RPPN’s não possuem tamanho mínimo para sua demarcação, o que se leva em consideração para o reconhecimento de uma área como RPPN é sua importância ecológica e o serviço ecossistêmico prestado por ela.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos