Subsecretário de Serviços Públicos pede ajuda da população para manter calçadas e terrenos sem entulho

0

VOLTA REDONDA

O subsecretário de Serviços Públicos, Edson Carrá, revelou que um dos problemas que as equipes responsáveis pela limpeza da cidade têm encontrado é o desrespeito às normas de convivência coletiva. Segundo Carrá, algumas pessoas ainda fazem o descarte irregular de entulhos e lixo em calçadas e terrenos, dificultando o trabalho do Poder Público. Ele pediu ajuda para que os moradores ajudem na manutenção da limpeza da cidade.

Segundo ele, ainda é comum que terrenos limpos estejam novamente com entulho poucos dias após o trabalho da secretaria ser executado. Carrá destacou, principalmente, o alto custo para refazer o mesmo serviço diversas vezes. “Estamos nas ruas desde o início do ano e infelizmente é comum, depois de dois, três dias, já ter entulho e lixo novamente no mesmo lugar que limpamos. É uma falta de respeito. Nós faremos o nosso trabalho, que é o de limpar, mas a população tem que colaborar, porque quem perde é o próprio município”, desabafou Carrá, que lembrou que devido a delicada situação financeira do governo, o “retrabalho” acaba onerando os cofres públicos.

“A situação já está apertada e há um custo para se fazer essa limpeza. O combustível para o caminhão de coleta desse material, que costuma fazer algumas viagens para conseguir retirar todo o entulho, a mão de obra… Então as pessoas têm que ter a consciência de que fazer isso é lesar não só aquele local, mas como a cidade”, disse.

Mais de 800 toneladas de resíduos retirados das ruas

Somente nas duas primeiras semanas do ano, uma operação emergencial de limpeza, que está sendo realizada pela prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) e o setor de Serviços Públicos, retirou mais de 800 toneladas de resíduos. Entre o material recolhido constam entulhos diversos, restos de poda de árvores e roçada, além de materiais retirados de dentro de rios e canais.

Campanha de conscientização

A prefeitura, através da Secretaria de Comunicação, iniciou uma campanha educativa para informar e conscientizar a população sobre o descarte correto de entulhos nas redes sociais. O objetivo é mostrar que a situação financeira do município é delicada e que é necessária a participação de todos nas ações de limpeza e conservação da cidade.

error: Conteúdo protegido !