ESTADO
A Polícia Civil está nas ruas para cumprir mais de 100 mandados de prisão contra foragidos da Justiça por crimes de roubos e receptação. Até a publicação desta nota, mais de 80 suspeitos já haviam sido localizados e presos em diversas regiões do Estado do Rio de Janeiro. Mais de 500 policiais participam da ação.
Em Resende, na noite de ontem, dia 24, houve um confronto entre bandidos e policiais civis e dois criminosos foram mortos.
De acordo delegado Felipe Curi, subsecretário operacional da Polícia Civil, as investigações apontam que boa parte dos roubos praticados por traficantes que exploram a venda de drogas em comunidades e, para obter mais lucro, emprestam armas para a prática de roubos de cargas, de veículos, a pedestres, a residências, a instituições financeiras e a estabelecimentos comerciais. “É importante ressaltar que as investigações das delegacias dão conta de que o tráfico de drogas, principalmente, é o responsável por fomentar grande parte dos roubos de veículos”, afirmou o
Ele disse que o serviço de inteligência, o crime organizado (tráfico e milícia) é responsável por pelo menos 79% dos roubos de veículos na Capital; 73% na Baixada Fluminense e 84% em Niterói e São Gonçalo.
Em relação aos roubos de cargas, o crime organizado tem participação em pelo menos 65% dos roubos na Capital, 64% na Baixada Fluminense e 62% em Niterói e São Gonçalo. “O tráfico de drogas fomenta, principalmente, o roubo de veículos e o roubo de cargas. Eles têm em algumas comunidades até gerentes para estes tipos de crime”, destacou o Felipe Curi.
Ainda de acordo com o delegado, a ação também visa a prisão de receptadores, que são responsáveis por adquirir o produto dos roubos praticados e estimular essa prática criminosa, e a prisão de autores de latrocínios, que acabam matando a vítima por ocasião do roubo.
Mais informações ao longo do dia ou na nossa edição impressa de amanhã, dia 26.