>
a voz da cidade 970 x 150 px

Eventos virtuais poderão comemorar a Lei Maria da Penha em Resende

Por Cyntia Freitas
bnr am aniv barra mansa 970x150

RESENDE

Os 14 anos da Lei Maria da Penha poderá ser comemorado com eventos virtuais. Essa é a proposta da vereadora Soraia Balieiro (PSD) que teve indicação neste sentido aprovada pelo Plenário do Legislativo.

Segundo a vereadora Soraia, a proposta visa à realização de eventos virtuais para marcar as comemorações do Dia Municipal de Comemoração da Lei Maria da Penha, comemorado anualmente no dia 7 de agosto. A parlamentar justifica o pedido lembrando que devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o primeiro ano de comemoração da Lei que criou o Dia Municipal de Comemoração da Lei Maria da Penha, marcado para ser realizado todos os anos no dia 7 de agosto, ficou com a programação de ações públicas comprometidas. “Solicito que a Prefeitura de Resende, através da Coordenadoria da Mulher e Núcleo Integrado de Atendimento a Mulher (NIAM), junto aos setores competentes, realizem de forma virtual, nas redes sociais, ações para comemorar a data, com informações sobre a Lei e os meios de proteção local”, explicou Soraia.

A Lei Maria da Penha é uma lei federal, cujo objetivo principal é estipular punição adequada e coibir atos de violência doméstica contra a mulher. Decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente Lula em 7 de agosto de 2006, a lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006. Desde a sua publicação, a lei é considerada pela Organização das Nações Unidas como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres. Além disso, segundo dados de 2015 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Lei Maria da Penha contribuiu para uma diminuição de cerca de 10% na taxa de homicídios contra mulheres praticados dentro das residências das vítimas (Fonte Wikipédia).


DIA MUNICIPAL DA MULHER NEGRA LATINA AMERICANA E CARIBENHA

Em outra mensagem, a vereadora Soraia também solicitou que seja promovido eventos virtuais para marcar as comemorações do Dia Municipal da Mulher Negra Latina-Americana e Caribenha, comemorado anualmente dia 25 de julho. “O ciclo de palestras realizado anualmente em comemoração ao Dia Municipal da Mulher Negra Latina-Americana e Caribenha, promovido pela Coordenadoria de Igualdade Racial, está prejudicado devido a pandemia do novo coronavírus. Mas não podemos deixar a data sem algo especial. Por isso, solicito que a Prefeitura de Resende utilize suas Mídias Sociais para deixar marcada essa data”, completou.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos