ANGRA DOS REIS
Na última semana, 100 moradores de Angra dos Reis participaram do Projeto de Avaliação de Soroprevalência de Anticorpos de SARS-COV19, realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde. Após assinar um termo de consentimento, os participantes passaram por três tipos de teste: rápido, sorológico e swab. A ação aconteceu no ônibus da Saúde, que ficou estacionado do Cais de Santa Luzia.
– No projeto, são coletados materiais e realizados exames em 100 pacientes a cada 15 dias. Esta semana será de resultados da primeira amostragem e, na próxima semana, 100 novos exames, ou seja, 20 por dia, serão avaliados no Cais de Santa Luzia – explica a diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Dra. Lilian Venuto.
O objetivo do estudo é retratar o perfil dos infectados na cidade: sexo, idade, presença de comorbidade e outras especificidades, além de apontar o quantitativo de indivíduos que já desenvolveu anticorpos. Para isso, 600 pessoas serão testadas ao todo.