RESENDE
Os vereadores visitaram, na terça-feira, dia 16, o novo Centro de Atendimento Exclusivo para Pacientes infectados com o novo coronavírus (Covid-19) implantado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, localizada no bairro Jardim Jalisco. A unidade é resultado da adaptação de um hospital privado desativado que existia no local e, agora dispõe de 28 leitos. A visita, que foi uma iniciativa da Comissão Especial da Câmara de Vereadores para o Coronavírus, foi feita na companhia do diretor da Santa Casa de Misericórdia de Resende, Luiz Eduardo Saldanha, e do secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, o Tande.
O espaço, cuja adaptação foi planejada em março, dispõe de dez leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 18 leitos de enfermaria. Ele será utilizado caso o restante da rede de saúde local fique sobrecarregado. “A prefeitura avalia semanalmente a ocupação da rede e a decisão de ativar ou não os leitos será tomada em caso de necessidade, sem desperdício de recursos”, disse o secretário de Saúde, informando que o aproveitamento do espaço para a transformação em Centro de Atendimento Exclusivo para Contaminados pela Covid-19 é uma alternativa mais econômica e ágil do que a construção de um hospital de campanha nos moldes tradicionais. “Além da instalação de uma rede de gases terapêuticos, a Prefeitura de Resende planeja ampliar o número de leitos da unidade. O local possui um centro cirúrgico com três salas, que podem ser adaptadas para um novo Centro de Tratamento Intensivo (CTI) com mais 10 leitos”,explicou.
Para o presidente do Legislativo, o vereador Edson Vieira Miranda , o Edson Peroba (Cidadania), a nova unidade hospitalar representa um ganho importante para a Saúde do município. “Além de dar mais tranquilidade à população durante a pandemia, o local poderá ser encampado pela rede municipal de saúde mais tarde”, comentou o parlamentar.
COMISSÃO
Criada pela Resolução nº 5.345/2020, a Comissão de Assuntos Especiais Relacionados ao Coronavírus é presidida pelo vereador Davi de Jesus (Democratas) e composta pelos vereadores Sandro Ritton (Democratas), Cláudio Oliveira de Araújo, o De Araújo (Cidadania), Tiago Vieira Martins da Silva, o Tisga (Democratas) e Tiago Forastieri (PP). O intuito do grupo é reunir informações, elaborar estudos e discutir questões relacionadas à Covid-19.