a voz da cidade presencial 2025

INSS terá militares da reserva no atendimento aos segurados

Por Idel Pinheiro
970x250 leaoamigo

SUL FLUMINENSE

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enfrentam dificuldades para agendar serviços e realizar atendimento em unidades do INSS em todo o país, na região a situação é semelhante. Segundo o INSS, são quase dois milhões de benefícios à espera de concessão de aposentadorias, salários-maternidade e Benefícios de Prestação Continuada (BPC/Loas). E desse total, o instituto calcula que 1,3 milhão de pedidos aguardam a liberação há mais de 45 dias, que é o prazo regulamentar do órgão para conceder ou negar um pedido. Pela regra de concessão, passado este prazo, o INSS é obrigado a pagar correção monetária sobre os valores devidos.

Para reduzir a demanda de atendimento o governo federal anunciou na terça-feira, dia 14, a contratação temporária de 7 mil militares da reserva, a partir de abril. Os voluntários serão convidados para auxiliar o atendimento, após treinamento, analisar documentos dos requisitantes e dar prosseguimento aos pedidos de pagamento previdenciário. De acordo com o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), cerca de 20% dos pedidos têm concessão automática, sem necessidade de análise do servidor por alguma pendência ou inconsistência.


Os militares receberão 30% a mais que o vencimento de reservista, sem vinculo empregatício. A medida custará R$ 14,5 milhões por mês ao governo, que pretende compensar com a diminuição da correção monetária que será paga nos benefícios concedidos. Além da ajuda dos militares, até 2,5 mil funcionários do INSS do atendimento presencial devem ser remanejados para a análise de processos dos segurados.

Segundo o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, o estoque de processos acumulados deve ser zerado até o fim de setembro. Entre os segurados, a medida é mais que urgente. “Aguardo quase três meses para o pagamento do meu auxílio-doença. Torço para que essa contratação (dos temporários) saias”, informa a comerciária Rosália Figueira. Dados do INSS revelam que existem aproximadamente 720 mil processos aguardando definição para o pagamento do benefício previdenciário. Em média, são 988 mil pedidos mensalmente no país. O A VOZ DA CIDADE solicitou informações ao INSS sobre a demanda nas unidades de Volta Redonda, Barra Mansa e Resende, porém, não obteve retorno, até o momento desta postagem.

O INSS tem 23 mil funcionários. No fim de 2018, eram 33 mil servidores. A fila aumentou em 2019, quando muitos funcionários do INSS começaram a se aposentar após incorporar gratificação à aposentadoria. Em 2018, houve o pedido do instituto ao Ministério do Planejamento para a organização de concurso público visando preencher cerca de 8 mil vagas, porém o pedido não foi atendido e segue sem previsão.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos

imagem do whatsapp de 2025 05 13 à(s) 18.36.32 babfb7cf