RIO DE JANEIRO
Rebaixado para a Série B do Campeonato Brasil em 2020 e com afundado numa crise financeira, o Cruzeiro busca alternativas para viabilizar suas finanças e a solução pode estar em negociar suas principais estrelas. Além do lateral-esquerdo colombiano, Orejuela, em negociação com o Flamengo, outro velho conhecido da torcida carioca pode retornar ao Rio de Janeiro. O zagueiro Dedé, 31 anos, natural de Volta Redonda, pode deixar a Raposa e ser negociado com o Vasco da Gama, seu ex-clube.
O Cruzeiro busca diminuir a folha salarial e negociar jogadores e o zagueiro foi indicado pelo técnico alvinegro Abel Braga para reforçar o cruzmaltino na próxima temporada. Abel chegou a comandar o Cruzeiro na reta final do Brasileirão e confia na experiência e qualidade do futebol do zagueiro.
Apesar de toda a especulação, ainda não houve uma oferta formal do Vasco para o Cruzeiro. Nos próximos dias, o atleta e a direção do Cruzeiro devem definir seu futuro em 2020. No início deste ano, o Flamengo tentou a contratação do atleta, junto com o meio campo De Arrascaeta, mas a diretoria do Cruzeiro esfriou a transação e apenas o meia foi negociado. O pedido era justamente de Abel Braga, que até então comandava o rubro-negro. Com o Vasco na investida atual, a torcida cruzmaltina espera um final feliz para ter um xerife na zaga com status de jogador de Seleção Brasileira.
Um dos fatores que pode contribuir para a saída das estrelas do time mineiro é a nova realidade financeira adotada pela diretoria. O teto salarial pago a jogadores será de R$ 150 mil mensal, quantia considerada modesta para grandes estrelas como Dedé, Thiago Neves, Orejuela e outros do elenco.
AUGE EM 2011
Em meio a lesões, o zagueiro Dedé não teve uma fase estável no Cruzeiro, ainda assim, esteve na lista de atletas suplentes para a Copa da Rússia, em 2018. O auge da carreira foi no Vasco da Gama, em 2011. Naquela temporada, o zagueiro foi considerado um dos melhores defensores do mundo, despertando interesse até dos gingantes times europeus. Mas, em 2013, vivendo crise financeira, o Gigante da Colina negociou o jogador com o Cruzeiro por R$ 14 milhões. Dedé tem contrato com o time mineiro até 2021.