ITATIAIA
O Parque Nacional sedia a partir desta sexta-feira, dia 8, um encontro que reunirá montanhistas de várias partes do país. O evento, denominado 1º Mantiqueira – Encontro de Montanhistas no Parque Nacional do Itatiaia, está sendo encarado pelos organizadores como a abertura oficial da temporada de inverno no Parque. Cerca de 100 montanhistas conformaram presença no encontro que seguirá até domingo, dia 10, no Hotel Donati, situado Estrada do Parque Nacional, Km 9,5 – dentro do Parque, no meio da floresta preservada da Mata Atlântica.
Além de trilhas, o evento contará com uma programação cultural e musical. Já nesta sexta, quando começa a chegar os montanhistas, será realizado a Festa de Santo Antônio, a partir das 20 horas. No sábado, dia 9, pela manhã, acontece o desafio de percorrer uma das trilhas mais extensas do Parque, a trilha dos Três Picos, com 12 km de percurso (ida e volta), onde o aventureiro chega a 1662m de altura no ponto mais alto. No mesmo dia,
às 21 horas, o cantor mineiro Bernardo do Espinhaço, conhecido como o músico dos montanhistas e mochileiros, vai se apresentar no Hotel. O músico tem entre seus parceiros musicais nomes como Marcio Borges, criador do Clube de Esquina, e shows ao lado com Lô Borges e Vanessa da Mata. Bernardo vai aproveitar o 1º Mantiqueira para lançar aqui no Rio o terceiro álbum de uma trilogia. O albúm Tardhi traz nove músicas, todas inspiradas no estilo de vida dos montanhistas. “A gastronomia de todo evento ficará sob a responsabilidade do Chef e dono do Hotel Donati, Duda Athuil, que vai apresentar entre os pratos, a culinária vegetariana e vegana que desenvolveu especialmente para o 1º Mantiqueira”, revela a publicitária Nalu Francis, que está a frente do Centro Cultural Montanha Azul e organiza o 1º Mantiqueira. O Centro tem desenvolvido vários projetos de ecoturismo, lazer com consciência ambiental.
No domingo, dia 10, último dia do encontro, acontecerá uma emocionante palestra do casal de montanhistas Juliana e Guilherme. Uma história de superação e de empenho para manter viva a paixão pelo esporte. Guilherme é o idealizador do projeto Montanha para Todos prova que comprova que é possível qualquer pessoa percorrer trilhas, até as mais íngremes. Ele criou uma cadeira especial para levar pessoas com algum tipo de limitação. Ele desenvolveu essa ideia depois que a esposa, Juliana, apresentou uma doença degenerativa cerebral. A ideia deu certo e hoje eles continuam a viajar o mundo com a cadeira adaptada para chegar a acessos mais difíceis. A cadeira foi apelidada carinhosamente de Julietti e hoje é distribuída em Parques Nacionais do Brasil para garantir a acessibilidade de todos às mais diferentes trilhas.
O evento contará ainda na sua programação com exposições fotográficas.