Gestantes recebem orientações sobre amamentação em Porto Real

0

PORTO REAL

A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde do município está promovendo uma série de palestras para as gestantes em virtude a Campanha “Agosto Dourado”, que marca a conscientização e promoção do aleitamento materno no país. Durante todo este mês são intensificadas as ações de conscientização e esclarecimento sobre a relação mãe e bebê na hora da amamentação.

Segundo a coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (PAISMCA), a enfermeira Regina Marques, a Secretaria de Saúde está destacando as principais dúvidas que diversas mães apresentam em relação ao aleitamento seguro, ainda mais durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Com o início da pandemia, surgiram diversos questionamentos sobre a transmissão do coronavírus pelo leite materno. De acordo com a comunidade científica, ainda não está comprovada a transmissão tanto pela amamentação ou na extração do leite materno por uma mãe que tenha testado positivo para Covid-19”, explicou a coordenadora. Ela também destacou os benefícios proporcionados através da amamentação. “O recomendado é não interromper a amamentação, pois através dela é possível ter diversos benefícios para o bebê e a mãe. Pois, além reduzir a taxa de mortalidade neonatal e infantil, a amamentação proporciona um desenvolvimento saudável ao longo da vida do recém-nascido. O leite materno tem inúmeros fatores imunológicos que protegem a criança contra infecções”, ressaltou Regina, acrescentando que a mãe também deve manter os cuidados de higiene como a utilização de máscara ao amamentar, lavagem de mãos por 20 segundos antes e depois da amamentação.

A Secretaria de Saúde também está orientando as gestantes com dicas para a higienização durante o processo de aleitamento.

error: Conteúdo protegido !